Tudo sobre Vancouver - Turismo, estudo e trabalho em uma das melhores cidades do mundo


Cidade de Vancouver, no Canadá
Vancouver, Canadá

Como muitos sabem, ao imigrar para o Canadá em 2010, fui morar em Vancouver onde passei três anos e meio. Acredito que Vancouver é umas das melhores opções para quem vem com família e quer balancear os custos e bom emprego. Todos falam de ser uma cidade cara, mas eu discordo um pouco. É preciso ver o cenário como um todo. Vai economizar em tuition, transporte e seguro-saúde, o que compensa o custo maior do aluguel... enfim, apenas algo pra se pensar. Se quiser saber mais sobre Vancouver, continue lendo.


O clima ameno e as belezas naturais encantadoras atraem cada vez mais turistas e moradores para Vancouver, na costa oeste do Canadá. A cidade ostenta uma das melhores qualidades de vida do mundo, ficando em terceiro lugar no Mercer Quality of Living Survey, atrás apenas de Zurique e Viena. A cidade também esteve no topo do ranking da revista The Economist por dez anos consecutivos.


Chamada de “Manhattan das montanhas” pelo New York Times, Vancouver tem cerca de 675 mil habitantes (2,5 milhões na região metropolitana), e é a cidade com maior densidade populacional do Canadá. Ainda assim, desfruta de um estilo de vida mais tranquilo em comparação com outras metrópoles canadenses, como Toronto e Montreal. A população de Vancouver é uma das mais diversas do mundo, tendo mais da metade da população formada por imigrantes.


Nem é preciso dizer que a cidade também oferece um excelente sistema de transporte público, universidades de renome internacional e muitas opções de lazer, inclusive praias. Não faltam motivos para conhecer e viver em Vancouver!


Trabalho em Vancouver


Vancouver é um dos principais polos industriais do país, graças à sua localização estratégica junto ao Oceano Pacífico, com fortes relações comerciais com Japão, China, Coréia do Sul e Índia.


Nos últimos anos, a cidade transformou-se em um centro para startups e empresas de software e jogos digitais. Além disso, Vancouver tem uma das maiores indústrias do cinema da América do Norte, sendo considerada a “Hollywood canadense”. Mais de 35.000 pessoas trabalham no setor, que gera cerca de CAD$ 1 bilhão anualmente. Filmes famosos, como os da saga Crepúsculo e X-Men, tiveram cenas gravadas na cidade.


A taxa de desemprego na cidade foi de 4,8% no fim de 2019, e o governo prevê a abertura de 143.800 novas vagas de emprego até 2029. Entre as profissões com maior demanda estão: vendedores, enfermeiros, gerentes comerciais e programadores. A lista completa de ocupações em alta e a média salarial pode ser consultada aqui.


O salário médio em Vancouver é de cerca de CAD$ 74.000 ao ano (ou CAD$ 54.000, se descontarmos os impostos), o suficiente para viver confortavelmente na cidade, mas a maior parte da população ganha salários na faixa de 40 a 50 mil.

Para nômades digitais, a cidade oferece muitos espaços de co-working, com preços que variam entre CAD$15-30 por dia.


Além de sites como Indeed, Glassdoor e o Job Bank, existem alguns sites específicos para busca de emprego na província de British Columbia o WorkBC e o BCJobs.


Educação em Vancouver


Vancouver está em 16º lugar no QS Best Student Cities, um ranking das melhores cidades do mundo para estudantes. A cidade tem algumas das melhores universidades do Canadá, entre elas a University of British Columbia (UBC) e a Simon Fraser University (SFU).

A UBC foi onde o atual primeiro ministro, Justin Trudeau, se formou. A universidade, que tem mais de 60 mil alunos, está em 34º lugar no ranking da Times Higher Education, e 51º no QS World University Rankings.


Outras instituições de renome são a Capilano University, Emily Carr University of Art and Design, Kwantlen Polytechnic University e o Langara College.


A cidade também é um excelente destino para intercâmbio. Há muitas escolas de idioma que recebem estudantes do mundo inteiro. Entre os destaques estão: EC, ILAC, ILSC, LSI, Global Village, Cornerstone e Tamwood.