Tudo sobre London (Ontário, Canadá) – Uma das melhores cidades para se viver no Canadá


Como muitos sabem, ao me mudar para o Canadá eu primeiramente fui para Vancouver e depois de três anos, aproximadamente, Alessandra e eu nos mudamos para London, Ontário, no Canadá.


Nossos amigos acharam que eramos doidos, rs. Já tinhamos apartamento, emprego, enfim tudo encaminhado. Vendemos o apartamento, perdemos todo o dinheiro (marinheiros de primeira viagem rs). Chegamos em London com uma mão na frente e outra atrás. Mas olha que legal, tudo de mais maneiro que aconteceu em nossas vidas canadenses foi aqui em London. Adotamos nossa filha, compramos nossa casa (o que seria praticamente impossível em Vancouver), montamos a Excel 4 Canada e hoje ajudamos milhares de pessoas a realizarem o sonho Canadense!


Sempre digo, o melhor local pra morar é onde terá a melhor experiência. E isso se comprova aqui em London. Resolvi colocar o máximo de informação sobre London nese post, para mostar o que tem nessa cidade de bom e muitos nem sabem. Claro que não é perfeita, mas acho bem improvável ter outra cidade tão interessante como London (talvez, Kelowna, em BC, mas isso será outro post). ;)


Resumo de London, Ontário, Canadá.


Situada no sudoeste de Ontario (Canadá), a cidade de London (Ontário, Canadá) fica em uma posição estratégica, no meio do caminho entre Toronto e Detroit, a cerca de 200km de distância de ambas. Com cerca de 400 mil habitantes e um clima relativamente ameno, a cidade atrai trabalhadores e estudantes do mundo todo, e os motivos são vários.

Conhecida como a “cidade da floresta”, London (Ontário, Canadá) desfruta de uma das melhores qualidades de vida do país, combinando a conveniência de uma cidade grande com a tranquilidade do interior. O ar é limpo, o trânsito não é tão caótico e o custo de vida é menor do que nas grandes metrópoles.

London (Ontário, Canadá) também foi considerada uma das melhores do Canadá no quesito integração, ou seja, imigrantes são bem-vindos na cidade e desfrutam dos mesmos direitos dos cidadãos locais.


Trabalho em London (Ontário, Canadá)

No passado, London (Ontário, Canadá) era um grande polo industrial, porém após a crise econômica de 2009 a cidade vem se transformando em um importante centro de empresas de tecnologia e serviços digitais.

Hoje, a cidade abriga mais de 300 empresas no setor, responsável por empregar cerca de 3% dos trabalhadores locais. London (Ontário, Canadá) também é a sede de três grandes empresas de videogame: a Big Viking Games, Big Blue Bubble e Digital Extremes.

Há também grandes empresas nos setores de pesquisa científica e biotecnologia. O London (Ontário, Canadá) Health Sciences Centre emprega mais de 10 mil pessoas, mais do que qualquer outra empresa da cidade. Além disso, London (Ontário, Canadá) é a sede canadense da 3M.

De acordo com o Statistics Canada, a taxa de desemprego na cidade em fevereiro de 2020 era de 4,9%, menor que a média nacional, que era de 5,6%. O último censo (2016) mostrou que a renda média de cada indivíduo é de CAD$ 32.599 por ano, ou CAD$ 62.011 por família, ligeiramente abaixo que a média nacional (CAD$ 70.336).

Para os empreendedores, London (Ontário, Canadá) tem diversas instituições que auxiliam no desenvolvimento dos negócios, como o London (Ontário, Canadá) Economic Development Corporation (LEDC), que atua na atração de investimentos e expansão de novas empresas, e o London (Ontário, Canadá) Small Business Centre, que oferece cursos e treinamentos para pequenas empresas. É possível obter mais informações sobre o processo de abrir um novo negócio na cidade através deste site da prefeitura.


Educação em London (Ontário, Canadá)


A Universidade de Western Ontario (UWO) e o Fanshawe College são as duas principais instituições de ensino superior de London (Ontário, Canadá). Ambas estão entre as mais reconhecidas do país.

A UWO tem cerca de 30.000 alunos, incluindo estrangeiros de mais 100 países. A instituição é considerada a 10a melhor do Canadá e a 211a melhor do mundo de acordo com o 2020 QS World University Rankings. O campus de 481 hectares é considerado um dos mais bonitos de todo o país. A universidade também investe muito em pesquisa na área da saúde, sendo a única universidade do país com uma vacina contra o HIV em desenvolvimento.

Já o Fanshawe College tem cerca de 43.000 alunos e oferece mais de 200 programas de estudo – alguns bem inovadores, como animação, marketing desportivo e até ciências aplicadas da cannabis.

Quanto às escolas, há mais de 180 na cidade. Há escolas para todos os gostos: públicas, privadas, católicas, francesas, Montessori, etc. Uma delas, a London (Ontário, Canadá) Central Secondary School, tem o melhor desempenho acadêmico do país. Além disso, a cidade conta com uma biblioteca pública bem moderna, aberta a todos os moradores.


Moradia em London (Ontário, Canadá)


Enquanto o preço médio de uma casa em Toronto é de CAD$ 759.444, os imóveis em London (Ontário, Canadá) tem preço bem mais acessível, custando uma média de CAD$ 421.375, segundo dados da LSTAR, ficando abaixo da média nacional.

Nos últimos anos, a procura por moradia na cidade vem crescendo muito. A venda de imóveis no ano de 2019 cresceu 7,7% com relação ao ano anterior.

Apesar da comodidade de morar no centro, os melhores bairros para viver são mais afastados, em zonas residenciais. Byron é um dos bairros mais procurados por novos moradores, graças às ótimas escolas e opções de lazer. Lambeth também atrai muitos moradores pela sua tranquilidade, tendo clima de cidade pequena. Ambos os bairros foram considerados os melhores para morar em London (Ontário, Canadá) de acordo com um estudo da imobiliária RE/MAX. Outro excelente bairro é Summerside, eleito pelo site MoneySense como o melhor da cidade para comprar um imóvel.


Custo de vida em London (Ontário, Canadá)


Além dos preços mais baixos dos imóveis, London (Ontário, Canadá) tem um custo de vida muito menor que as grandes metrópoles. O custo de vida na cidade é cerca de 22% menor do que em Toronto, e 12% menor que Ottawa, segundo o site Expatistan.

Uma refeição em um restaurante econômico custa entre CAD$ 10 e CAD$15, enquanto uma cerveja em um bar custa entre CAD$ 6 e CAD$ 7. No supermercado, para ter uma noção, um litro de leite custa CAD$ 2,70; um quilo de arroz, CAD$ 3,20; um quilo de banana, CAD$ 1,50; e um quilo de batata, CAD$ 2,30. O site Numbeo oferece mais informações sobre os preços na cidade.


Transporte em London (Ontário, Canadá)


Antigamente, London (Ontário, Canadá) tinha um sistema de bondes elétricos nas ruas.

Hoje, a cidade conta com 44 linhas de ônibus, sendo o principal meio de transporte público dos moradores. Há planos para a construção de um sistema de BRT, chamado Shift, com expectativa para conclusão em 2025.

A tarifa do ônibus urbano é de CAD$ 3 pagando com dinheiro, ou CAD$ 2,25 pagando com o cartão de transportes. Também é possível comprar um passe mensal por CAD$ 95, que garante o uso ilimitado do sistema de ônibus durante o mês inteiro. Estudantes da UWO e do Fenshawe College ganham acesso livre ao transporte público, pois os custos já estão incluídos nas tuition fees.

London (Ontário, Canadá) também conta com 330km de ciclovias, que serão expandidos para 470km nos próximos anos. Algumas vagas de estacionamento para carros da cidade foram transformadas em vagas para ciclistas. Algumas delas fornecem ferramentas para manutenção das bicicletas e bomba para encher os pneus.

Além do transporte urbano, London (Ontário, Canadá) também é facilmente acessível via trem. A estação ferroviária de London (Ontário, Canadá) é a quarta mais movimentada do Canadá, oferecendo serviços frequentes para Toronto, Ottawa, Montreal, Quebec e cidades nos EUA. Uma viagem de trem para Toronto custa a partir de CAD$ 37 e leva cerca de 2h35min.

London (Ontário, Canadá) também tem seu próprio aeroporto, sendo o 12º mais movimentado do Canadá, oferecendo vôos para as principais cidades canadenses e também destinos internacionais, como Cancún, Varadero e Punta Cana.


Lazer e Turismo em London (Ontário, Canadá)

London (Ontário, Canadá) não decepciona nas opções de lazer e entretenimento, tendo 9 grandes parques, grandes museus, teatros, cinemas e festivais reconhecidos internacionalmente. Estas são algumas das principais atrações da cidade:

Victoria Park – Antigamente uma base militar, este é um dos principais parques da cidade, oferecendo atrativos como um skate park, pista de patinação e diversos monumentos. Uma das atividades favoritas dos visitantes é o squirrel fishing, uma brincadeira que consiste em “pescar” os pequenos roedores usando uma vara de pesca e uma noz como isca.

Covent Garden MarketConstruído em 1845, este mercado público vende ingredientes frescos, como carnes, frutas e vegetais, além de flores, chocolates e artesanato. O local também oferece restaurantes, padarias e bares. Nos meses mais quentes, de maio a dezembro, acontece uma feira de produtores na parte externa do mercado.

St. Peter’s Cathedral BasilicaBelíssima catedral de estilo gótico, construída em 1851, após um incêndio que destruiu a estrutura original. É conhecida pelos seus vitrais coloridos e pelo órgão Casavant, uma das mais renomadas fabricantes do instrumento.

London (Ontário, Canadá) MuseumO principal museu da cidade, com um acervo de mais de 5.000 obras de arte e 45.000 artefatos históricos. A entrada é gratuita.

Royal Canadian Regiment MuseumEste museu, localizada em uma antiga base militar, documenta a participação do exército canadense em grandes guerras ao longo da história. Entre os itens da coleção estão máscaras de gás usadas na Segunda Guerra Mundial e folhetos de propaganda da Alemanha Nazista.

Eldon HouseA residência mais antiga de London (Ontário, Canadá), construída em 1834. Hoje, o local foi transformado em um museu, com exibição de itens que faziam parte do dia-a-dia da família na época. A casa também serve o chá da tarde durante o verão.

Banting HouseAntiga casa do Dr. Frederick Banting, o criador da insulina. A casa foi transformada em um museu dedicado à sua vida e sua invenção, que revolucionou o tratamento da diabetes. É possível ver centenas de recados de pacientes que visitam o local para deixar um agradecimento pela descoberta. Fora da casa, há uma “chama da esperança”, que ficará continuamente acesa, até que uma cura para a doença seja encontrada.

Grand TheatreO principal teatro da cidade, premiado por sua arquitetura. O Grand Theatre tem um projeto que permite aos estudantes da cidade trabalhar com diretores e coreógrafos profissionais para desenvolver suas habilidades de atuação. Todos os anos um musical é apresentado no teatro, contando com um elenco formado inteiramente por estudantes.

Budweiser GardensPrincipal centro de eventos da cidade, recebendo grandes shows, lutas, jogos de hockey e até peças da Broadway. O local tem capacidade para 10.000 pessoas.

Delaware SpeedwayUm dos autódromos mais antigos do Canadá, aberto em 1952, recebendo eventos importantes, como corridas da NASCAR e stock car. De abril a setembro, há pelo menos uma corrida por semana em toda sexta-feira à noite. O local também abriga um museu com pôsteres e fotos das corridas que aconteceram no local.

Boler MountainUm parque de recreação no bairro de Byron. No inverno, é usado para a prática de esportes de neve, como ski e snowboarding. No verão, oferece atividades como trilhas, arvorismo, tirolesa e vôlei de praia.

Storybook GardensUm parque temático infantil, misturando elementos dos contos de fada com brincadeiras e atividades para as crianças. O parque fica aberto durante o ano todo, mas no verão há atrações com água para se refrescar.

The FactoryUm parque de diversões fechado, com atrações para todas as idades, como tirolesa, escalada, trampolins, jogos de escape, fliperama, realidade virtual, etc.

Fanshawe Pioneer VillageUm museu a céu-aberto que recria a história da comunidade rural que existia na região antes de se tornar uma cidade. A vila tem cerca de 33 estruturas, algumas originais e outras réplicas, sendo dividida em quatro partes, cada uma representando um período da época entre 1820 e 1920.

Cervejarias – London (Ontário, Canadá) é a sede e local de funcação da Labatt Brewery, a maior cervejaria do Canadá. É possível fazer um tour guiado de 2 horas pela fábrica, com direito a uma degustação no final. Outras cervejarias menores, como a Toboggan Brewing Company e a Anderson Craft Ales também oferecem visitação.

Festivais – London (Ontário, Canadá) recebe diversos festivais ao longo do ano. Um deles é o SunFest, o segundo maior festival de música do país, realizado anualmente no Victoria Park, no mês de julho. Outro festival famoso é o London (Ontário, Canadá) Rib Fest, o segundo maior festival de barbecue ribs de toda a América do Norte, realizado anualmente no começo de agosto. A cidade também é palco do Pawlooza, o maior festival de cachorros do país, recebendo cerca de 25.000 participantes e 6.000 cães.


Galeria de fotos de London (Ontário, Canadá)

Vídeos de London (Ontário, Canadá)






So, yes! I love London! E se está na dúvida de onde morar... coloque London na sua lista!


Cheers,

215 visualizações