• Excel 4 Canada

Vale a pena viver em British Columbia no Canadá?

A província de British Columbia está localizada no extremo Oeste do Canadá com mais de 5 milhões de habitantes, o que faz dela a terceira província mais habitada de todo o Canadá. Com uma população crescente de imigrantes, essa região atrai intercambistas todos os anos pelas ofertas de emprego, oportunidades de educação, boa qualidade de vida, beleza das paisagens e pontos turísticos.

British Columbia, Canadá


A Columbia Britânica também é a província que abriga Victoria e Vancouver, as duas cidades são destinos de viagem muito populares para os brasileiros, principalmente de jovens intercambistas. As melhores faculdades do Canadá estão localizadas na região e a cultura do local é em geral muito agradável e acolhedora para imigrantes brasileiros.

Mas se você está pensando em fazer intercâmbio, é necessário pensar na empregabilidade, ofertas de estudo e outros detalhes da vida canadense.

Empregos

Como qualquer país que tem uma grande população de idosos, o Canadá está sempre com vagas abertas para jovens imigrantes, principalmente nas províncias mais populosas como a Columbia Britânica.

Pode parecer difícil competir em um mercado estrangeiro como estudante, principalmente se você só tem o ensino médio completo, mas de acordo com o relatório do mercado de trabalho da província, mais de 20% das vagas de trabalho só requerem um diploma de ensino médio.

Os empregos mais populares e adequados para intercambistas na Columbia Britânica são:

Tutor and Instructor

Com o grande número de escolas e universidades concentradas na região, o emprego de tutor ou instrutor está em alta demanda, principalmente para crianças mais novas. Nessa posição, você poderá ajudar crianças com matérias mais simples de escola, ou supervisionar estudantes com necessidades especiais.

Esse emprego normalmente requer um nível de inglês avançado ou fluente, porém não é uma profissão muito regulamentada portanto não é necessário ter um certificado específico. É perfeito para aqueles que gostam de trabalhar com criança e tem contato com alguma escola que pode indicar estudantes.

O salário estimado para essa profissão é de: $18 dólares por hora / aproximadamente $2,000.00 por mês

Retail Salesperson


O emprego de vendedor em lojas é conhecido por abrir vagas para estudantes e pessoas com pouca experiência de trabalho, é uma ótima forma para começar a sua jornada profissional no Canadá. Essa é uma posição regulamentada que paga bem e não exige nenhum certificado ou diploma.

Com esse emprego você vai lidar com clientes, receber pagamento e manter os produtos organizados em uma loja. Você pode receber um treinamento do seu empregador antes de começar a trabalhar, mas os requisitos geralmente são simples como inglês intermediário e carisma para interagir com os consumidores.

O salário estimado para essa profissão é de: $28,880 anualmente / $2,400.00 por mês

Social and community service workers

Trabalhadores do serviço social e comunitário são responsáveis por organizar programas sociais e eventos comunitários, além de coordenar atividades voluntárias. Essa posição é uma oportunidade perfeita para um intercambista na Colúmbia Britânica que quer ganhar um salário enquanto ajuda a comunidade e aprende sobre a cultura local.

Esse emprego tem uma das maiores estimativas de crescimento na província e é muito fácil começar a trabalhar, a maioria das pessoas começam como voluntários. Não existem exigências para voluntariar, mas para ganhar uma posição paga é necessário ter inglês intermediário ou fluente, ensino médio completo e treinamento.

O salário estimado para essa profissão é de: $42,100.00 anualmente / $3,500.00 por mês

Educação

A província da Colúmbia Britânica é conhecida por ter escolas e faculdades renomadas universalmente, oferecendo ensino de melhor qualidade e aberto para estrangeiros. A universidade de Colúmbia Britânica está sempre no top 100 das melhores universidades do mundo, e eles oferecem um ótimo programa de bolsa estudantil para imigrantes.

Além disso, muitas universidades oferecem programas de estágio pago e emprego para estudantes que precisam de suporte financeiro, assim você pode trabalhar na área em que estuda e aprender ganhando dinheiro.

Os requisitos para matrícula das universidades pode variar muito, porém o seu nível de inglês sempre será testado, normalmente com o TOEFL ou IELTS. Suas notas e atividades extracurriculares também são analisadas, alguns alunos recebem bolsa escolar integral baseado nessas atividades.

Custo de vida

A primeira preocupação de um estudante de orçamento limitado é o custo de vida do local onde você vai estudar e morar. A verdade é que as principais regiões da província, como Victoria e Vancouver, têm um custo de vida um pouco alto.

Essas regiões são muito populosas e pode ser difícil encontrar um aluguel barato, na região Downtown de Vancouver, um apartamento de um quarto pode custar em média $2000. Porém, é possível encontrar aluguéis de $1700 em outros locais da província, e fica bem mais acessível com a ajuda de um colega de quarto.

Ao contrário do que muitos pensam, ter um colega de quarto não significa abrir mão da sua privacidade e dividir os seus pertences. Ao dividir o quarto com alguém de outra nacionalidade e língua você consegue treinar o seu inglês dentro e fora de casa, além de ter alguém com quem contar em momentos de homesickness.

Já o transporte público da região é bem acessível e útil para os moradores, as linhas de metrô, ônibus e até balsas são muito abrangentes. O preço pode variar em qual zona você está, mas o preço de um passe mensal varia entre $98 a $177.

Por último, a alimentação na província pode ficar cara na região de Vancouver já que a taxa alimentícia da cidade é alta, porém em outros lugares é possível economizar bastante. Uma média de custo mensal em alimentação pode ficar entre $150 a $200.

Clima

Por ser uma província extensa, o clima da Colúmbia Britânica pode variar bastante. Em geral, a região apresenta 4 estações bem definidas com invernos longos com muita neve, outonos gelados sem neve, verões muito quentes e chuvosos e primaveras chuvosas com temperatura agradável.

O mês mais quente é Agosto e o mais frio é em Janeiro, quando a temperatura pode chegar a 4 graus celsius. Isso pode não parecer tão frio mas não deixe isso te enganar, a sensação térmica é muito abaixo de 4 graus e a neve forte é comum na província.