Estudando no Langara College: Cursos, valores e matrícula

Atualizado: Fev 10


Langara College, Vancouver

Fundado em 1994, o Langara College é um dos principais colleges de Vancouver e do Canadá, com cerca de 23 mil alunos de mais de 90 países. A instituição oferece cursos nas áreas de negócios, saúde, tecnologia, artes e humanidades.


Além de cursos profissionalizantes e programas de graduação, o Langara College também é um dos melhores lugares para aprender inglês no Canadá. O LEAP (Langara English for Academic Purposes) é muito procurado por estrangeiros, pois desenvolve as habilidades do idioma ao mesmo tempo que prepara os estudantes para a vida acadêmica.


A instituição atingiu um índice de 98% de aprovação entre os alunos em 2018, de acordo com o BC Student Outcomes Survey. O Langara também foi o primeiro college de British Columbia a receber o Ignite Award do BC Innovation Council, que premia as escolas mais inovadoras na área científica.


Estudar no Langara é uma forma acessível de adquirir experiência acadêmica e profissional fora do país. A instituição oferece programas compatíveis com o PGWP (Post-Graduation Work Permit), um visto que permite aos estrangeiros trabalharem por até três anos no Canadá após a conclusão do curso, além de facilitar o processo de obtenção da residência permanente no país.


Programas de estudo


A oferta de cursos do Langara College é muito ampla. São mais de 90 programas de estudo organizados em diferentes categorias.


Os career programs são cursos profissionalizantes, que preparam os alunos para ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Os programas duram de 1 a 2 anos e oferecem um certificado ou diploma. Este tipo de programa é similar aos cursos técnicos (ou tecnólogos) oferecidos no Brasil.


Há programas nas áreas de contabilidade, administração, finanças, marketing, fotografia, entre outras. Há também um dos poucos programas do país nas áreas de gerontologia (ciência do envelhecimento) e cinesiologia (ciência dos movimentos do corpo). A lista completa de opções pode ser vista aqui.


Os associate degrees são programas preparatórios, que permitem a transferência para uma universidade para obtenção do grau de bacharel. Neste caso, os alunos podem iniciar seus estudos no Langara College (até 2 anos) e depois transferir seus créditos para uma universidade da província de BC para concluir sua formação (mais 2 anos), como a UBC e a SFU. As vantagens deste tipo de programa é usufruir de turmas menores e preços mais acessíveis nos primeiros dois anos de estudo.


Os Associate of Science Degrees compreendem áreas como biologia, física, química, saúde e nutrição, enquanto os Associate of Arts Degrees compreendem as áreas de artes, geografia, história, filosofia, política, psicologia e negócios.


Os post-degree programs são programas de pós-graduação (lato sensu), destinados aos estudantes que já possuem formação superior e desejam aprofundar-se em alguma área de estudos. Este tipo de programa geralmente tem duração de dois anos. Há programas nas áreas de administração, marketing, saúde e enfermagem. A lista completa de opções pode ser vista aqui.


Já os continuing studies programs são programas de extensão, destinados à todas as pessoas que desejam especializar-se em algum assunto, mesmo não sendo relacionado à sua formação ou área de atuação. Há programas nas áreas de contabilidade, massoterapia, animação 3D, etc. A lista completa de opções pode ser vista aqui.


Por fim, o Langara College oferece cursos de inglês para falantes de outras línguas (ESL). Há desde programas curtos, que duram algumas semanas e podem ser feitos durante as férias, até programas mais longos, como o LEPP e o LEAP.


O LEPP (Langara English Proficiency Program) é destinado aos estudantes que já falam inglês e querem melhorar suas habilidades na língua. As aulas acontecem aos sábados, ideal para quem trabalha.


Já o LEAP (Langara English for Academic Purposes) é um programa intensivo, que prepara os alunos - desde os mais básicos até os mais avançados - para ingressar em um curso profissionalizante ou programa de graduação no Canadá. São 20 horas de aula por semana, de segunda à sexta, durante sete semanas.