• Excel 4 Canada

Estudando no Langara College: Cursos, valores e matrícula


Langara College, Vancouver

Fundado em 1994, o Langara College é um dos principais colleges de Vancouver e do Canadá, com cerca de 23 mil alunos de mais de 90 países. A instituição oferece cursos nas áreas de negócios, saúde, tecnologia, artes e humanidades.


Além de cursos profissionalizantes e programas de graduação, o Langara College também é um dos melhores lugares para aprender inglês no Canadá. O LEAP (Langara English for Academic Purposes) é muito procurado por estrangeiros, pois desenvolve as habilidades do idioma ao mesmo tempo que prepara os estudantes para a vida acadêmica.


A instituição atingiu um índice de 98% de aprovação entre os alunos em 2018, de acordo com o BC Student Outcomes Survey. O Langara também foi o primeiro college de British Columbia a receber o Ignite Award do BC Innovation Council, que premia as escolas mais inovadoras na área científica.


Estudar no Langara é uma forma acessível de adquirir experiência acadêmica e profissional fora do país. A instituição oferece programas compatíveis com o PGWP (Post-Graduation Work Permit), um visto que permite aos estrangeiros trabalharem por até três anos no Canadá após a conclusão do curso, além de facilitar o processo de obtenção da residência permanente no país.


Programas de estudo


A oferta de cursos do Langara College é muito ampla. São mais de 90 programas de estudo organizados em diferentes categorias.


Os career programs são cursos profissionalizantes, que preparam os alunos para ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Os programas duram de 1 a 2 anos e oferecem um certificado ou diploma. Este tipo de programa é similar aos cursos técnicos (ou tecnólogos) oferecidos no Brasil.


Há programas nas áreas de contabilidade, administração, finanças, marketing, fotografia, entre outras. Há também um dos poucos programas do país nas áreas de gerontologia (ciência do envelhecimento) e cinesiologia (ciência dos movimentos do corpo). A lista completa de opções pode ser vista aqui.


Os associate degrees são programas preparatórios, que permitem a transferência para uma universidade para obtenção do grau de bacharel. Neste caso, os alunos podem iniciar seus estudos no Langara College (até 2 anos) e depois transferir seus créditos para uma universidade da província de BC para concluir sua formação (mais 2 anos), como a UBC e a SFU. As vantagens deste tipo de programa é usufruir de turmas menores e preços mais acessíveis nos primeiros dois anos de estudo.


Os Associate of Science Degrees compreendem áreas como biologia, física, química, saúde e nutrição, enquanto os Associate of Arts Degrees compreendem as áreas de artes, geografia, história, filosofia, política, psicologia e negócios.


Os post-degree programs são programas de pós-graduação (lato sensu), destinados aos estudantes que já possuem formação superior e desejam aprofundar-se em alguma área de estudos. Este tipo de programa geralmente tem duração de dois anos. Há programas nas áreas de administração, marketing, saúde e enfermagem. A lista completa de opções pode ser vista aqui.


Já os continuing studies programs são programas de extensão, destinados à todas as pessoas que desejam especializar-se em algum assunto, mesmo não sendo relacionado à sua formação ou área de atuação. Há programas nas áreas de contabilidade, massoterapia, animação 3D, etc. A lista completa de opções pode ser vista aqui.


Por fim, o Langara College oferece cursos de inglês para falantes de outras línguas (ESL). Há desde programas curtos, que duram algumas semanas e podem ser feitos durante as férias, até programas mais longos, como o LEPP e o LEAP.


O LEPP (Langara English Proficiency Program) é destinado aos estudantes que já falam inglês e querem melhorar suas habilidades na língua. As aulas acontecem aos sábados, ideal para quem trabalha.


Já o LEAP (Langara English for Academic Purposes) é um programa intensivo, que prepara os alunos - desde os mais básicos até os mais avançados - para ingressar em um curso profissionalizante ou programa de graduação no Canadá. São 20 horas de aula por semana, de segunda à sexta, durante sete semanas.


A conclusão do LEAP garante entrada em um dos programas de estudo do Langara sem precisar de um teste de proficiência, como TOEFL ou IELTS.


Custos


O Langara College tem um dos preços mais acessíveis da província de British Columbia. O preço varia de acordo com o programa e a quantidade de créditos. Em média, um ano de estudos em um career program ou associate degree custa CAD$ 18.762 (cerca de 70.000 reais).


Os cursos de inglês também têm um preço bem competitivo. Um curso de quatro semanas durante o verão custa CAD$ 1.775 (cerca de 6.500 reais). Já o LEAP, curso de inglês acadêmico, custa CAD$ 2.988 por sessão (cerca de 11.000 reais), cada uma com duração de 7 semanas.


A lista completa de preços dos programas oferecidos pelo Langara College pode ser visualizada aqui.


A instituição oferece um dos melhores programas de homestay (acomodação em casa de família) do país, custando CAD$ 870 ao mês, mais uma taxa de alocação de CAD$ 400, que é paga uma única vez. Morar em uma casa de família é uma ótima forma de absorver a cultura local e praticar o idioma. Além disso, o homestay gera uma boa economia para os estudantes, já que Vancouver é uma das cidades com moradia mais cara do Canadá e do mundo. Um apartamento compartilhado custa, em média, CAD$ 1000-1100 por mês.


Fazendo a matrícula


As exigências para matricular-se no Langara College podem variar de acordo com o programa de estudos. Mas, no geral, é preciso ter ensino médio completo e proficiência no inglês.


É preciso pontuar, no mínimo, 80 no TOEFL ou 6.5 no IELTS. Ambos os testes são realizados em diversas cidades no Brasil e possuem validade de dois anos.


O Langara College também aceita o Duolingo English Test, que é totalmente online e tem um custo bem mais baixo do que outros tipos de teste.


Estrangeiros que não atingem os requisitos mínimos da língua podem fazer o programa LEAP oferecido pela instituição. Após completar o nível 8, o aluno pode ingressar diretamente em um dos cursos do Langara, sem precisar realizar um teste de proficiência.


Alguns cursos também possuem requisitos específicos, como um portfolio ou uma entrevista. O ideal é verificar os Admission Requirements na página de cada programa de estudo.


Após certificar-se de que todos os requisitos foram preenchidos, a matrícula pode ser feita através desta página. Fique atento aos deadlines para não perder o prazo! Será preciso anexar documentos como certificado, histórico escolar e resultado do teste de proficiência da língua. Documentos em português devem ser traduzidos para o inglês através de um tradutor juramentado.


Após o pagamento da taxa de matrícula (CAD$ 155), é só aguardar o resultado. Caso você seja aprovado, você receberá o Offer of Admission por e-mail, e será preciso depositar a quantia de CAD$ 6.000 para confirmar a inscrição.


O valor será descontado dos valores devidos pelo aluno no primeiro semestre. Para os cursos de inglês, o procedimento é um pouco diferente.


O Langara College aceita pagamentos através do Western Union, o que é bem mais vantajoso para os estudantes brasileiros, pois as taxas de transferência são bem menores do que nos bancos convencionais, e a alíquota de imposto sobre a operação (IOF) é de 1,1% - bem menos que o cartão de crédito, que cobra 6,38%.


Finalmente, se tudo der certo, você receberá o Letter of Acceptance (LOA), que será usado para solicitação do visto e da permissão de estudos.


Obtendo o visto


Brasileiros que possuem um visto americano válido podem usar o eTA - Electronic Travel Authorization - para entrar no Canadá. A solicitação pode ser feita através deste site e custa apenas CAD$ 7.


Brasileiros que não possuem visto americano devem solicitar o visitor visa. A solicitação pode ser feita através deste site e custa CAD$ 100. O processo é quase todo feito pela internet, com exceção da coleta dos dados biométricos, que deve ser feita em um dos cinco centros espalhados pelo Brasil - São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife - e acrescenta CAD$ 85 ao custo total.


Além do visto/eTA para entrada no Canadá, todos os estudantes matriculados em cursos com duração maior que 6 meses precisam de um study permit para permanecer no país.


Para solicitá-lo, é preciso ter em mãos o eTA ou visitor visa, a carta de aceitação do Langara College, e uma comprovação de fundos que prova que você tem recursos suficientes para pagar o curso e se manter no país. A solicitação pode ser feita através deste site e custa CAD$ 150.


PGWP


Alguns programas de estudo do Langara College dão direito ao Post-Graduation Work Permit (PGWP), uma permissão de trabalho concedida aos alunos que se formam, para que possam ganhar experiência profissional na área. Para ser elegível ao PGWP, o programa de estudos deve ter, no mínimo, 8 meses de duração.


A duração da permissão de trabalho geralmente é a mesma do curso, ou seja, se você estudou por nove meses, o PGWP terá validade de nove meses. Para programas com duração de dois anos, o PGWP poderá valer por até três anos. As regras são detalhadas neste documento.


Além de ser muito bom para o seu currículo, trabalhar no Canadá conta muitos pontos para o processo de imigração, caso seu plano seja se mudar para o país no futuro. Outra vantagem é que o Langara College uma instituição pública de ensino, o que também rende mais pontos do que instituições privadas no processo de imigração.


Vivendo em Vancouver


Vancouver é uma das cidades mais procuradas por turistas e imigrantes que vão ao Canadá. A cidade tem uma das melhores qualidades de vida do mundo, clima ameno e muitas belezas naturais - uma combinação difícil de encontrar em qualquer outro lugar.


Vancouver está entre as 20 melhores do mundo para estudantes no ranking QS Best Student Cities. A única desvantagem, no entanto, pode ser o custo de vida, que é alto, apesar de ser cerca de 30% mais baixo que grandes metrópoles como Nova York e Londres.


Em comparação com Toronto, Vancouver tem invernos bem menos rigorosos (o termômetro dificilmente fica abaixo de zero), um ritmo mais tranquilo e muitas atrações ao ar livre, como praias, lagos e montanhas.


Além disso, o custo de vida nas duas cidades é muito similar, e a província de British Columbia tem a vantagem de oferecer cobertura médica para estudantes estrangeiros a um custo bem acessível.


O Langara College fica em um bairro residencial de Vancouver, um pouco afastado do centro, o que facilita na hora de procurar acomodação. Estudantes internacionais desfrutam de transporte público ilimitado, que já está incluso nos custos do college.