Estudando no Fanshawe College, um dos maiores colleges do Canadá

Atualizado: Abr 7


Fanshawe College

Já pensou em estudar em London? Não, não estamos falando da famosa capital britânica, e sim da pacata cidade da província de Ontario, no Canadá, que tem o mesmo nome.


London fica a cerca de 2h de Toronto e é a sede do Fanshawe College, uma das maiores instituições de ensino do Canadá, com cerca de 43 mil alunos e uma vasta oferta de programas de estudo. O Fanshawe é a instituição canadense com maior número de programas co-op, que combinam aprendizagem em sala de aula com um período de estágio para adquirir experiência.


Em seus 50 anos de história, o Fanshawe já formou mais de 180 mil alunos, e hoje possui o índice de empregabilidade mais alto de Ontario - 88% dos alunos encontram emprego em até seis meses depois da conclusão do curso. A instituição também tem uma boa reputação entre as empresas - 94% dos empregadores estão satisfeitos com o desempenho dos funcionários lá formados.


E tem mais: o Fanshawe ficou em segundo lugar no ranking i-graduate International Student Barometer (ISB), que mede o nível de satisfação dos alunos de mais de 180 instituições ao redor do mundo - 80% dos alunos formados dizem estar muito satisfeitos com a qualidade de ensino.


Apesar de todo o renome, o custo de estudar no Fanshawe College é baixo, se comparado às principais universidades da América do Norte. Além disso, mais de CAD$ 5 milhões em prêmios e bolsas de estudo são distribuídos todos os anos, inclusive para estudantes estrangeiros, colocando a experiência de estudar no Canadá ao alcance de qualquer um.


Cursos


O Fanshawe oferece mais de 200 programas de estudo full-time em quatro modalidades diferentes: certificados (1 ano), diplomas (2-3 anos), graduações (4-5 anos) e pós-graduações (1-2 anos).


Há cursos nas áreas de administração, agricultura, artes, comunicação, computação, culinária, engenharia, saúde, segurança pública, turismo, etc. Só nos últimos seis anos, 54 novos cursos foram lançados, incluindo alguns bem inovadores, como Ciências Aplicadas em Cannabis, Técnicas Profissionais de Açougue e Marketing de Eventos Esportivos.


Felizmente, o site da instituição oferece um sistema de busca muito bom, que permite filtrar os programas de estudo de acordo com os seus interesses e objetivos, além de um teste vocacional, que recomenda os cursos mais adequados para o seu perfil. O Viewbook para estudantes internacionais também é ótimo para ter uma visão geral de todos os programas oferecidos.


Além dos programas de ensino superior, o Fanshawe também oferece um programa de intercâmbio de 3 semanas para estudantes estrangeiros. O ESL+Career Exploration Program é destinado a jovens de 14 a 17 anos que desejam aprender inglês e explorar as opções de carreira disponíveis no país.


Preços


A maioria dos programas de estudo full-time no Fanshawe College custam entre CAD$ 8.000 e CAD$ 9.000 (cerca de R$ 30.000 - R$ 40.000) por semestre. Alguns cursos, como de aviação e de enfermagem, custam um pouco mais. Este valor inclui todos os gastos com livros e materiais, além de uma série de benefícios como: passe ilimitado de ônibus, plano de saúde e academia.


A lista completa de preços para o ano de 2020/2021 pode ser conferida aqui. Atenção: o preço refere-se ao semestre (term), e não ao ano completo.


Há uma série de bolsas de estudo disponíveis para estudantes estrangeiros, inclusive brasileiros. Em muitas delas, não é necessário estar matriculado no curso para poder concorrer. Alunos que demonstram excelente desempenho acadêmico também podem concorrer ao Graduation Awards, que dá prêmios em dinheiro aos estudantes com melhores notas.


Requisitos