• Excel 4 Canada

Conhecendo a província de Alberta no Canadá

O Canadá é o país que atrai mais brasileiros procurando por intercâmbio ou mesmo uma moradia estável. Muitas pessoas estão procurando mais segurança e melhor qualidade de vida, mas cada província e cidade do Canadá tem algo a mais para oferecer, incluindo Alberta.

A província de Alberta é uma das maiores e mais populosas no Canadá, cercada de montanhas rochosas com mais de 4.000.000 de habitantes, é considerada uma região de alta demanda para o intercâmbio. Um dos motivos para essa demanda é o crescimento da indústria de gás e petróleo na província, o que atrai muitos empregos e comércio, principalmente nas duas maiores cidade: Edmonton (a capital) e Calgary.




Alberta, Canadá

Empregos

Se você pretende trabalhar durante o intercâmbio, a província de Alberta é uma das melhores regiões para encontrar empregos que pagam bem. Muitas vagas não exigem experiência e aceitam estrangeiros, como:

Early childhood educators and assistants

Nessa área, você poderá trabalhar como professor(a) de pré-escola educando crianças de três a quatro anos, ou como assistente de professor. Essa profissão exige um nível de inglês intermediário ou fluente e um diploma de ensino médio, e algumas escolas podem pedir um treinamento específico.

O ideal é ter experiência cuidando de crianças e estar estudando algo relacionado à educação infantil, porém muitas escolas não exigem isso já que as vagas estão em alta demanda.

O salário estimado dessa profissão é: $29,245.00 anualmente / $2,440.00 mensalmente.

Administrative assistants

Com o crescimento da população de Alberta, muitas empresas e escritórios estão abrindo e procurando assistentes administrativos. Essa pessoa será responsável por atender ligações, organizar documentos, marcar reuniões e horários de outros empregados.

Esse emprego normalmente exige o inglês fluente, treinamento e alguma experiência em escritórios. Você poderá trabalhar para escolas ou firmas de advocacia e cada empresa terá requerimentos diferentes, portanto o ideal é pesquisar cada vaga.

O salário estimado dessa profissão é: $36,000.00 - $60,000.00 anualmente / $3,000.00 - $5,000.00 mensalmente.

Transportation truck driver


A vaga de motorista de caminhão é mais apropriada para as pessoas que estão se mudando para o Canadá sem o inglês avançado e que não têm muita experiência de trabalho. Além disso, essa profissão paga bem para motoristas que fazem viagens de longa distância.

Para poder trabalhar como motorista, é preciso ter pelo menos 18 anos de idade, possuir uma carteira de motorista válida no Canadá e passar por alguns testes de direção e conhecimentos médicos básicos. O seu nível de inglês pode ser básico e a maioria das empresas não exige experiência prévia.

O salário estimado dessa profissão é: $67,720.00 anualmente / $5,640.00 mensalmente.

Educação

As faculdades e escolas de ensino médio em Alberta são reconhecidas mundialmente pela qualidade de ensino e acolhimento de estrangeiros. Essas universidades garantem bolsas de estudo para imigrantes, programas de aprendiz e oportunidades de estágio para que você possa trabalhar na sua área.

As instituições de ensino superior podem exigir um nível de inglês avançado ou intermediário para a inscrição, esse exame normalmente é o TOEFL ou IELTS. Em alguns casos, estudantes podem receber vagas e descontos especiais se tirarem notas boas no exame de inglês.

O custo de ensino varia muito dependendo do programa de educação que você participa, o preço integral pode custar até 20 mil dólares mensalmente, porém muitas faculdades oferecem bolsa integral para estudantes imigrantes. O ideal para quem tem o interesse de estudar na província de Alberta, seria contatar a sua universidade no Brasil e pesquisar programas de intercâmbio em aliança a outras universidades canadenses.

Custo de vida

Como o dólar sempre está valorizado, o preço do intercâmbio sempre preocupa os estudantes que não contam com um orçamento grande, mas é possível viver em Alberta contando com um custo de vida razoável.

Quanto à moradia, é possível achar um apartamento de dois quartos por $1500 dólares mensais, o que pode ficar bem mais barato com um companheiro de quarto para dividir os custos. Também existe a opção mais barata de Homestay, em que você divide uma casa com o morador e normalmente custa $650 a $880 dólares por mês.

O transporte público nas cidades grandes é muito útil, acessível e barato já que uma passagem de ônibus ou trem em Calgary custa $3 dólares e te dá o direito de 1h e meia de viagem, e você pode comprar um passe mensal de $10 dólares. Esse preço é similar em todas as cidades da província.

Já a alimentação pode pesar um pouco no bolso se você não souber onde fazer compras. Calgary em geral tem supermercados e restaurantes mais caros por ser uma região populosa e sempre cheia de turistas, portanto é necessário pesquisar os preços da sua região. É possível gastar $150 - $200 reais por mês com alimentação para uma pessoa em Alberta se você pesquisar os preços corretamente, fazer as suas compras mensais em supermercados é sempre mais barato do que gastar as suas economias em restaurantes caros.

Clima

Uma das maiores preocupações dos brasileiros e latinos que querem viajar para o Canadá é o clima, já que nós estamos acostumados com o calor e a umidade constante. Primeiramente vamos falar sobre o inverno, essa região do Canadá geralmente conta com três meses de inverno bem definidos, normalmente em dezembro e no início do ano seguinte.

No inverno, os moradores lidam com um clima que varia entre -15 e -20 graus celsius, com muita neve e geada. Nesse período, as pessoas podem esquiar e patinar nos lagos congelados e normalmente não têm trabalho ou escola regular por conta das nevascas. Para os brasileiros que desejam uma experiência única não existe nada mais singular do que desfrutar de atividades na neve por 3 meses, o que não se pode vivenciar no clima tropical brasileiro.

Já o outono ainda pode ser um pouco gelado, a temperatura varia entre 5 e 10 graus celsius. O verão é bem quente e seco com temperaturas perto de 30 graus, quando as pessoas aproveitam para visitar as áreas florestadas e parques nacionais. Por fim, na primavera normalmente chove bastante, mas o clima nessa época nunca é bem definido, pode fazer bastante calor ou um pouco de frio.

Turismo e lazer

A província de Alberta é cheia de atrações e pontos turísticos que atraem pessoas de todo o mundo para a visitação. Essa região faz fronteira com as regiões montanhosas do Oeste do Canadá, conta com vários lagos e áreas florestadas.

Se você está viajando para a Alberta com um programa de intercâmbio, existem vários lugares que você precisa visitar para conhecer a paisagem e se divertir durante o final de semana:

Banff National Park

● Louise Lake

● Peyto Lake

● Canmore Cave tours

● Moraine Lake

● Jasper National Park

Nestes lugares você pode ver a paisagem natural, fazer caminhadas e praticar esportes no inverno, além de vários parques históricos e feiras culturais em Calgary, onde você pode aprender mais sobre a cultura local e conhecer mais pessoas da sua região.

O tipo de passeio pode depender da temperatura e estação do ano, uma vez que a província de Alberta é conhecida por ter verões quentes e úmidos (perfeito para visitar os parques nacionais) e invernos frios (ótimo para esquiar e patinar).