Tudo sobre Victoria, British Columbia no Canadá.

Atualizado: 27 de Out de 2020


Victoria, BC

Situada a cerca de 100km de Vancouver, Victoria é a capital da província de British Columbia, e foi batizada em homenagem à Rainha Victoria, do Reino Unido. A cidade guarda uma extensa herança da época de colônia, sendo visível a influência britânica na arquitetura, nos espaços públicos e na cultura. Sua população tem cerca de 360 mil habitantes - 18% com mais de 65 anos.


Victoria é conhecida internacionalmente como a “Cidade dos Jardins”, graças aos seus belíssimos parques, ruas floridas e clima ameno. A qualidade de vida também floresce na cidade: Victoria foi considerada a terceira cidade com melhor igualdade de gênero do Canadá e uma das dez cidades mais amigáveis do mundo pela revista Condé Nast. A pequena e romântica cidade é um paraíso para moradores e turistas de todo o mundo.


Trabalho


Apesar da grande quantidade de aposentados, Victoria já foi considerada a melhor cidade do Canadá para profissionais jovens. A cidade teve o menor índice de desemprego do país em 2018 - apenas 3,4% - e enfrenta uma falta de profissionais qualificados, por isso incentiva a contratação de trabalhadores estrangeiros para suprir a demanda.


O setor tecnológico é o mais importante, movimentando cerca de 5 bilhões de dólares por ano e gerando mais de 16.000 empregos na região. Victoria foi considerada uma das 10 melhores cidades canadenses para profissionais de TI, segundo o 2019 Canadian Tech Talent Report, demonstrando um dos maiores crescimentos dos últimos anos.


Victoria também aparece na lista das 150 melhores cidades do mundo para startups da StartupBlink, atraindo empreendedores do mundo todo. A região dispõe do VIATEC, uma associação que promove a inovação e o desenvolvimento das empresas do setor.


Educação


Victoria tem três instituições de ensino superior: University of Victoria (UVic), Royal Roads University (RRU) e Camosun College.


Com mais de 20 mil alunos, a UVic é uma das instituições mais antigas de BC, e foi considerada a segunda universidade mais completa do Canadá por três anos consecutivos. A instituição também está entre as 500 melhores do mundo no ranking da Times Higher Education.


Victoria também é um excelente destino para intercâmbio. Adolescentes podem ter a experiência de estudar em uma escola de ensino médio (high school) canadense e morar com uma família local através do programa de homestay.. Adultos podem estudar inglês em uma das excelentes escolas de idioma, como a GEOS, Global Village, Inlingua, Sprachcaffe e Sprott Shaw College.


Mais inglesa do que a própria Inglaterra, Victoria oferece a chance de experimentar a cultura britânica e canadense ao mesmo tempo.


Moradia


De acordo com um estudo de 309 cidades em 8 países, o mercado imobiliário de Victoria é considerado o 16º menos acessível do mundo. A moradia, no entanto, é bem mais barata do que em outras cidades canadenses como Vancouver (2), Toronto (7) e London (15).


Outro estudo mostra que Victoria tem o 4º aluguel mais alto do país. Um apartamento de um quarto na cidade custa, em média, CAD$ 1.590 por mês. Segundo a RE/MAX, a tendência é que os preços continuem altos por um bom tempo, devido à alta demanda. Entre os bairros mais procurados estão: Fairfield, Rockland, Gonzales, James e Downtown.


Transporte