Tudo sobre Kelowna, British Columbia


Kelowna, BC
Kelowna, BC

Situada às margens do Lago Okanagan, a cerca de 380km de Vancouver, Kelowna é um paraíso a ser descoberto. A cidade é a terceira maior da província de British Columbia, com cerca de 215 mil habitantes. Apesar de não ser tão procurada pelos turistas estrangeiros, Kelowna é uma excelente cidade para morar, tendo um custo de vida mais baixo que as grandes metrópoles. A cidade desfruta de belos parques, lagos, montanhas e um dos melhores climas do Canadá, com mais de 2.000 horas de sol por ano.


A cidade é conhecida pelo cultivo de frutas e pelas premiadas vinícolas. A região produz maçãs, uvas, pêssegos e berries que são exportados para outras regiões do país e do mundo. Além disso, é um destino de férias de muitos canadenses, principalmente no verão, quando o clima quente favorece as atividades ao ar livre e a prática de esportes.


Trabalho em Kelowna, BC


Segundo estudo do BMO, o mercado de trabalho de Kelowna foi considerado o terceiro melhor do Canadá em 2019, atrás de Saskatoon, SK e Guelph, ON. O governo de BC estima a criação de 95.600 novos empregos na região até 2029.


O setor de serviços é muito forte na região. A indústria de turismo emprega cerca de 12.000 pessoas e gera mais de CAD$ 1,25 bilhão para a economia da cidade.


A região também é uma importante produtora de vinhos, com mais de 200 vinícolas, sendo frequente comparada à Napa Valley, na Califórnia. O vale de Okanagan é responsável por cerca de 90% de todos os vinhos produzidos em British Columbia.


Além dos vinhos, a região tem mais de 800 produtores de frutas, gerando mais de CAD$ 130 milhões em vendas e contribuindo em cerca de CAD$ 900 milhões para a economia da cidade. O setor emprega cerca de 1.500 pessoas nos processos de produção, empacotamento e processamento.


A cidade oferece um ambiente favorável a abertura de novos negócios, com menos concorrência e custos de operação do que nas grandes cidades. A região do Lago Okanagan tem programas de aceleração de startups e pequenas empresas para empreendedores que buscam abrir e expandir seu negócio.


Para quem busca oportunidades de trabalho, Kelowna tem um site exclusivo para busca de empregos na cidade. Também é possível utilizar o WorkBC e BCJobs, exclusivos da província de British Columbia, além dos já conhecidos Indeed, Glassdoor e Job Bank.


Educação em Kelowna, BC


Kelowna tem um campus da University of British Columbia (UBC), com cerca de 10.000 alunos e mais de 80 programas de graduação e pós-graduação em diversas áreas. O campus recebeu uma série de expansões e praticamente dobrou de tamanho desde a sua fundação. A UBC, cujo campus principal fica em Vancouver, é considerada a 34ª melhor universidade do mundo de acordo com o ranking da Times Higher Education em 2020.


Outra importante instituição de ensino é o Okanagan College, com cerca de 8.500 alunos (cerca de 1.000 são estrangeiros), sendo um dos maiores colleges de British Columbia. A instituição tem um dos únicos cursos na área de construção sustentável do país.


A cidade também é um destino de baixo custo para quem quer fazer intercâmbio, sendo cerca de 40% a 50% mais barata que as grandes cidades canadenses. Segundo o Statistics Canada, mais de 90% dos moradores falam inglês como língua principal (comparado a cerca de 50% em Toronto), o que propicia uma imersão maior aos estudantes que querem aprender inglês. As principais escolas de idioma são: VanWest College, Focus College e International Gateway Kelowna.


É importante lembrar que estudantes estrangeiros em British Columbia têm acesso ao sistema de saúde pública pagando apenas CAD$ 75 por mês, o que é uma grande vantagem com relação às outras províncias canadenses.


Moradia em Kelowna, BC


Apesar do aumento significativo nos preços de moradias nos últimos anos, Kelowna ainda é uma das cidades com aluguel mais barato de British Columbia, sendo infinitamente mais barata que Vancouver. Um estudo mostrou que a média de aluguel é de CAD$ 1.233 para um apartamento de um quarto, e CAD$ 1.912 para um de dois quartos.


<