• Excel 4 Canada

Tudo sobre Kelowna, British Columbia


Kelowna, BC

Situada às margens do Lago Okanagan, a cerca de 380km de Vancouver, Kelowna é um paraíso a ser descoberto. A cidade é a terceira maior da província de British Columbia, com cerca de 215 mil habitantes. Apesar de não ser tão procurada pelos turistas estrangeiros, Kelowna é uma excelente cidade para morar, tendo um custo de vida mais baixo que as grandes metrópoles. A cidade desfruta de belos parques, lagos, montanhas e um dos melhores climas do Canadá, com mais de 2.000 horas de sol por ano.


A cidade é conhecida pelo cultivo de frutas e pelas premiadas vinícolas. A região produz maçãs, uvas, pêssegos e berries que são exportados para outras regiões do país e do mundo. Além disso, é um destino de férias de muitos canadenses, principalmente no verão, quando o clima quente favorece as atividades ao ar livre e a prática de esportes.


Trabalho em Kelowna, BC


Segundo estudo do BMO, o mercado de trabalho de Kelowna foi considerado o terceiro melhor do Canadá em 2019, atrás de Saskatoon, SK e Guelph, ON. O governo de BC estima a criação de 95.600 novos empregos na região até 2029.


O setor de serviços é muito forte na região. A indústria de turismo emprega cerca de 12.000 pessoas e gera mais de CAD$ 1,25 bilhão para a economia da cidade.


A região também é uma importante produtora de vinhos, com mais de 200 vinícolas, sendo frequente comparada à Napa Valley, na Califórnia. O vale de Okanagan é responsável por cerca de 90% de todos os vinhos produzidos em British Columbia.


Além dos vinhos, a região tem mais de 800 produtores de frutas, gerando mais de CAD$ 130 milhões em vendas e contribuindo em cerca de CAD$ 900 milhões para a economia da cidade. O setor emprega cerca de 1.500 pessoas nos processos de produção, empacotamento e processamento.


A cidade oferece um ambiente favorável a abertura de novos negócios, com menos concorrência e custos de operação do que nas grandes cidades. A região do Lago Okanagan tem programas de aceleração de startups e pequenas empresas para empreendedores que buscam abrir e expandir seu negócio.


Para quem busca oportunidades de trabalho, Kelowna tem um site exclusivo para busca de empregos na cidade. Também é possível utilizar o WorkBC e BCJobs, exclusivos da província de British Columbia, além dos já conhecidos Indeed, Glassdoor e Job Bank.


Educação em Kelowna, BC


Kelowna tem um campus da University of British Columbia (UBC), com cerca de 10.000 alunos e mais de 80 programas de graduação e pós-graduação em diversas áreas. O campus recebeu uma série de expansões e praticamente dobrou de tamanho desde a sua fundação. A UBC, cujo campus principal fica em Vancouver, é considerada a 34ª melhor universidade do mundo de acordo com o ranking da Times Higher Education em 2020.


Outra importante instituição de ensino é o Okanagan College, com cerca de 8.500 alunos (cerca de 1.000 são estrangeiros), sendo um dos maiores colleges de British Columbia. A instituição tem um dos únicos cursos na área de construção sustentável do país.


A cidade também é um destino de baixo custo para quem quer fazer intercâmbio, sendo cerca de 40% a 50% mais barata que as grandes cidades canadenses. Segundo o Statistics Canada, mais de 90% dos moradores falam inglês como língua principal (comparado a cerca de 50% em Toronto), o que propicia uma imersão maior aos estudantes que querem aprender inglês. As principais escolas de idioma são: VanWest College, Focus College e International Gateway Kelowna.


É importante lembrar que estudantes estrangeiros em British Columbia têm acesso ao sistema de saúde pública pagando apenas CAD$ 75 por mês, o que é uma grande vantagem com relação às outras províncias canadenses.


Moradia em Kelowna, BC


Apesar do aumento significativo nos preços de moradias nos últimos anos, Kelowna ainda é uma das cidades com aluguel mais barato de British Columbia, sendo infinitamente mais barata que Vancouver. Um estudo mostrou que a média de aluguel é de CAD$ 1.233 para um apartamento de um quarto, e CAD$ 1.912 para um de dois quartos.


Segundo a RE/MAX, o preço médio de venda de uma casa em Kelowna em 2019 foi de CAD$ 584.793, um dos menores valores em British Columbia. O número de vendas caiu 33% em comparação a 2018.


A busca por imóveis é bem menos concorrida que Vancouver, onde o mercado imobiliário é um dos mais complicados do mundo. A disponibilidade de imóveis em Kelowna, no entanto, pode ser menor entre os meses de maio a agosto, quando muitos proprietários alugam suas propriedades para turistas que passam o verão na cidade.


Apesar da maior parte da população da cidade ser canadense, estrangeiros observam um maior senso de comunidade e integração entre os moradores. A sensação de acolhimento em Kelowna é muito maior do que nas grandes metrópoles canadenses.


Embora seja uma cidade segura para os padrões brasileiros, Kelowna sofre com um índice de criminalidade alto, sendo considerada a 35ª cidade mais perigosa do Canadá. A maioria dos incidentes são danos à propriedades, como vandalismo, roubos e arrombamentos. A situação, no entanto, vem melhorando muito nos últimos anos.


Transporte em Kelowna, BC


Por ser uma cidade com baixa densidade, os moradores de Kelowna dependem muito dos carros. A cidade tem a maior quantidade de carros per capita do Canadá, ganhando o apelido de Carlowna. Estima-se que todos os motoristas da cidade percorrem, juntos, quatro vezes a distância entre a Terra e a Lua em uma semana.


Isso acontece porque a cidade é muito espalhada, aumentando a distância dos deslocamentos. Para ter uma ideia, a área ocupada pela região metropolitana de Kelowna é um pouco maior do que a de Vancouver, que tem uma população dez vezes maior. A vantagem é que o seguro automotivo e o combustível são bem mais baratos do que em Vancouver.


Quem não quer ser dono de um carro pode utilizar um sistema de car sharing, como o Modo, onde você aluga um carro apenas pelo período que precisar - pode ser apenas por algumas horas.


A cidade também conta com um ótimo sistema de transporte público, operado pelo BC Transit. Há 29 linhas de ônibus e um BRT, conhecido como RapidBus. Mais linhas expressas são planejadas para o futuro. A passagem custa CAD$ 2.50, enquanto o passe mensal custa CAD$ 70 (CAD$ 55 para estudantes).


Kelowna também tem seu próprio aeroporto, com vôos regulares para os principais destinos canadenses, e alguns vôos sazonais para destinos de férias, como Las Vegas, Cuba e México.


Não há trens de passageiros na cidade desde 1967, quando a linha Kelowna-Kamloops deixou de operar. Ainda assim, a antiga estação foi tombada como patrimônio histórico e pode ser visitada pelos turistas.


Clima em Kelowna, BC


Kelowna tem um dos invernos mais amenos do Canadá, devido à localização junto ao Lago Okanagan e a presença das montanhas, que protegem o vale de fortes frentes frias. As temperaturas negativas geralmente duram poucos dias, e quase não chove no inverno.

Os verões são quentes e ensolarados, com temperaturas que passam facilmente dos 30°C. Ondas de calor são comuns nos meses de junho a setembro.


Lazer e turismo em Kelowna, BC


Kelowna atrai quase 2 milhões de visitantes anualmente, a maioria em busca dos atrativos ao ar livre e belezas naturais da região. No inverno, as montanhas da região se transformam em ótimas pistas de ski e snowboarding. Já no verão, o clima da cidade é perfeito para atividades como golfe, canoagem, ciclismo e um passeio pelas belas vinícolas.


Ski resorts


Situado a cerca de 60km de Kelowna, o Big White é um dos maiores resorts de ski do Canadá, com uma descida enorme de 777 metros e muita neve. Há 119 percursos, a maioria de nível intermediário. Um dos diferenciais deste resort é o ski noturno, um dos únicos no oeste do Canadá. Para os que não esquiam, é possível divertir-se com tobogãs e trenós.


Outro resort conhecido é o SilverStar Mountain Resort, que oferece trilhas de mountain bike e downhill durante o verão, além das pistas de ski e snowboarding no inverno.


Kettle Valley Railway


Uma antiga ferrovia, construída entre 1910 e 1915, que foi desativada e hoje oferece cerca de 650km de trilhas recreativas que proporcionam belíssimas vistas das montanhas. Um dos trechos mais conhecidos é o que passa pelo Myra Canyon, que tem cerca de 18 viadutos e pontes.


Vinícolas


Há mais de 40 vinícolas em Kelowna, todas a menos de 20 minutos do centro da cidade. É possível conhece-las através de tours guiados ou percorrendo uma das trilhas sugeridas pelo departamento de turismo da cidade.


A Frequency Winery é uma mistura de estúdio de gravação e vinícola. Os criadores acreditam que as frequências sonoras da música influenciam na qualidade e no sabor da bebida, e por isso os vinhos descansam ao som dos instrumentos musicais do local.


Outra vinícola bem diferentona é a Summerhill Pyramid Winery, que tem uma enorme pirâmide no local. Os donos estudam os efeitos da geometria nos líquidos, e diversos testes cegos mostraram que vinhos armazenados na pirâmide têm melhor aroma e são mais suaves do que os vinhos armazenados fora dela. Os vinhos já receberam diversos prêmios internacionais, então deve ser verdade.


A the hatch é uma vinícola bem moderna, conhecida pela sua vibe hipster e marca descolada. As visitas acontecem ao som de hip-hop e são guiadas por funcionários bem divertidos.


Quem quiser esbanjar pode optar por um passeio em um conversível ou a bordo de um helicóptero. Há também um spa que oferece tratamentos de vinoterapia, utilizando produtos derivados da uva.


Também é possível visitar o Okanagan Wine & Orchard Museum para aprender mais sobre a história da indústria de vinhos e cultivo de orquídeas da região.


Fazendas


Além das vinícolas, também é possível visitar fazendas de cultivo de frutas e produção de itens artesanais. Algumas oferecem visitas guiadas e experiências como colheita de frutas e piqueniques. Entre os destaques estão: Carmelis, onde é possível degustar queijos de cabra e gelatos produzidos no local; Okanagan Lavender, que oferece workshops e sessões de aromaterapia; Arlo’s Honey Farm, que produz mel e outros produtos derivados, como própolis, velas e sabonetes; e The Jammery, que produz geléias de frutas e sem adição de açúcar. A lista de todas as fazendas da região pode ser conferida neste site.


Praias


Há mais de 30 praias em Kelowna, que ficam muito movimentadas nos meses de verão. Entre as mais famosas estão a Hot Sands Beach e a Boyce-Gyro Beach, ambas equipadas com playgrounds, quadras de esporte e vestiários públicos. A lista de todas as praias públicas da região pode ser conferida neste site.


Também há parques aquáticos flutuantes em algumas praias, ideais para crianças acima de 5 anos. Os Witbit Water Parks podem ser acessados comprando um passe, que custa a partir de CAD$ 25.


Okanagan Heritage Museum


Este museu, que passou por uma reformulação recentemente, conta a história do vale do Okanagan com uma coleção de artefatos que inclui a cabana mais antiga de Kelowna e uma antiga loja da Chinatown, preservada em seu formato original.


Father Pandosy Mission


O primeiro assentamento europeu de Kelowna, fundado em 1860 por três missionários enviados à região. A missão funcionou até 1906, quando foi desativada. Hoje é um patrimônio histórico, onde é possível ver a capela, o celeiro e as casas originais da época.


Arion Therapeutic Farm


Nesta fazenda é possível passar o dia com animais como cabras, lhamas, ovelhas e burros. É possível alimentar, escovar ou apenas brincar com os animais. Também há atividades como piqueniques, produção de geléias e apresentações com cavalos.


Kelowna Farmers’ and Crafters’ Market


Feira com mais de 165 produtores locais, onde é possível encontrar frutas, verduras e artesanato. Funciona de abril à outubro, de quarta à sábado, das 8h às 13h, ao lado do Orchard Park Shopping Centre.


Kelowna Art Gallery


Este é o principal museu de arte da região, com uma extensa coleção de artistas canadenses, com cerca de 850 obras, além de exposições temporárias e aulas de arte.


Orchard Park Shopping Centre


O centro de Kelowna oferece diversas lojas e butiques, mas quem prefere a comodidade de um shopping coberto pode visitar o Orchard Park, o maior da região, com cerca de 170 lojas, inclusive marcas conhecidas conhecidas como Sephora, Best Buy e Foot Locker.