Tudo sobre Hamilton, o grande polo industrial do Canadá

Atualizado: Fev 10


Hamilton, ON

Hamilton é uma das principais cidades da província de Ontario, sendo localizada a cerca de 40 minutos de Toronto. Com cerca de 747 mil habitantes, o município se tornou o 9º maior do Canadá após a incorporação de cidades menores nos seus arredores, em 2001.

Conhecida por muito tempo pela indústria do aço, Hamilton finalmente começa a ser notada pela sua riqueza cultural e pela boa qualidade de vida. A cidade atrai imigrantes do mundo todo pela proximidade com Toronto e pelo custo de vida mais baixo.


À medida que a comunidade cresce, também aumentam as opções de restaurantes, bares, cafés e lojas. Hoje, Hamilton é um dos centros criativos que mais crescem no país.

A cidade também é a casa da McMaster University, considerada a 4ª melhor universidade do Canadá e a 72ª melhor do mundo segundo o ranking da Times Higher Education em 2020.

Trabalho

A região de Hamilton é o principal polo industrial do Canadá. A cidade fica no centro de um corredor conhecido como Golden Horseshoe (“Ferradura de Ouro”), que dominou o desenvolvimento industrial na maior parte do século 20.


Cerca de 60% de todo o aço no Canadá é produzido na cidade, que ganhou o apelido de “capital canadense do aço’.

Apesar do declínio na década de 90, a cidade vem ganhando importância em outras áreas como agricultura, biotecnologia e construção civil. Hamilton foi considerada a cidade com economia mais diversificada do país, segundo relatório do Conference Board of Canada, o que significa que há oportunidades para todos os tipos de profissionais.

Assim como outras cidades no Canadá, o setor de tecnologia é um dos que mais cresce na cidade, sendo considerada a 2ª melhor cidade da América do Norte em termos de oportunidades na área, segundo o 2019 Scoring Tech Talent Report, da CBRE.

Empreendedores também têm bastante incentivo em Hamilton.


Fatores como a mão de obra qualificada, o baixo custo dos imóveis e os programas de financiamento ajudam a atrair donos de negócio do mundo inteiro.


É possível entrar em contato com o time de desenvolvimento econômico da cidade para conhecer todos os incentivos oferecidos aos empreendedores.

Educação

A McMaster University, fundada em Toronto em 1890 e transferida para Hamilton em 1930, é uma das maiores do Canadá, com mais de 30.000 alunos. O modelo de ensino, chamado de McMaster Model, tornou-se referência e é utilizado em universidades do mundo inteiro.


A instituição é renomada internacionalmente e listada nos principais rankings de ensino superior:

- 3ª melhor do país e 90ª melhor do mundo (ARWU, 2019)

- 4ª melhor do país e 72ª melhor do mundo (Times Higher Education, 2020);

- 4ª melhor do país e 126ª melhor do mundo (U.S. News, 2020);

- 6ª melhor do país e 144ª melhor do mundo (QS, 2021);

- 5ª melhor do país em termos de empregabilidade (QS, 2019);

- 4º melhor programa de medicina do país (McLean’s, 2020);

- 15ª melhor universidade fora dos EUA (Newsweek, 2011).