• Excel 4 Canada

Tudo sobre Hamilton, o grande polo industrial do Canadá


Hamilton, ON

Hamilton é uma das principais cidades da província de Ontario, sendo localizada a cerca de 40 minutos de Toronto. Com cerca de 747 mil habitantes, o município se tornou o 9º maior do Canadá após a incorporação de cidades menores nos seus arredores, em 2001.

Conhecida por muito tempo pela indústria do aço, Hamilton finalmente começa a ser notada pela sua riqueza cultural e pela boa qualidade de vida. A cidade atrai imigrantes do mundo todo pela proximidade com Toronto e pelo custo de vida mais baixo.


À medida que a comunidade cresce, também aumentam as opções de restaurantes, bares, cafés e lojas. Hoje, Hamilton é um dos centros criativos que mais crescem no país.

A cidade também é a casa da McMaster University, considerada a 4ª melhor universidade do Canadá e a 72ª melhor do mundo segundo o ranking da Times Higher Education em 2020.

Trabalho

A região de Hamilton é o principal polo industrial do Canadá. A cidade fica no centro de um corredor conhecido como Golden Horseshoe (“Ferradura de Ouro”), que dominou o desenvolvimento industrial na maior parte do século 20.


Cerca de 60% de todo o aço no Canadá é produzido na cidade, que ganhou o apelido de “capital canadense do aço’.

Apesar do declínio na década de 90, a cidade vem ganhando importância em outras áreas como agricultura, biotecnologia e construção civil. Hamilton foi considerada a cidade com economia mais diversificada do país, segundo relatório do Conference Board of Canada, o que significa que há oportunidades para todos os tipos de profissionais.

Assim como outras cidades no Canadá, o setor de tecnologia é um dos que mais cresce na cidade, sendo considerada a 2ª melhor cidade da América do Norte em termos de oportunidades na área, segundo o 2019 Scoring Tech Talent Report, da CBRE.

Empreendedores também têm bastante incentivo em Hamilton.


Fatores como a mão de obra qualificada, o baixo custo dos imóveis e os programas de financiamento ajudam a atrair donos de negócio do mundo inteiro.


É possível entrar em contato com o time de desenvolvimento econômico da cidade para conhecer todos os incentivos oferecidos aos empreendedores.

Educação

A McMaster University, fundada em Toronto em 1890 e transferida para Hamilton em 1930, é uma das maiores do Canadá, com mais de 30.000 alunos. O modelo de ensino, chamado de McMaster Model, tornou-se referência e é utilizado em universidades do mundo inteiro.


A instituição é renomada internacionalmente e listada nos principais rankings de ensino superior:

- 3ª melhor do país e 90ª melhor do mundo (ARWU, 2019)

- 4ª melhor do país e 72ª melhor do mundo (Times Higher Education, 2020);

- 4ª melhor do país e 126ª melhor do mundo (U.S. News, 2020);

- 6ª melhor do país e 144ª melhor do mundo (QS, 2021);

- 5ª melhor do país em termos de empregabilidade (QS, 2019);

- 4º melhor programa de medicina do país (McLean’s, 2020);

- 15ª melhor universidade fora dos EUA (Newsweek, 2011).

A universidade também é destaque na área de pesquisa científica, principalmente na área de saúde, recebendo mais financiamento do que qualquer outra instituição de ensino no Canadá. A McMaster tem até um banco de cérebros, que guarda um pedaço preservado do cérebro de Albert Einstein para pesquisas.

O custo, no entanto, é elevado. A maioria dos cursos de graduação na McMaster University custam entre CAD$ 30.000 e CAD$ 45.000 por ano (entre R$ 110.000 e R$ 170.000).


Felizmente, a instituição oferece bolsas de estudo e prêmios em dinheiro generosos para os alunos que mais se destacam.

Além da universidade, Hamilton também tem colleges de excelente qualidade, que oferecem cursos profissionalizantes e preparam os alunos para a entrada no mercado de trabalho. O principal é o Mohawk College tem cerca de 17.000 alunos e é reconhecido pelos seus cursos nas áreas de tecnologia e saúde. A instituição teve os maiores níveis de satisfação dos alunos de toda região Toronto-Hamilton por quatro anos consecutivos.


Outra opção é o Redeemer University College, com cerca de 800 alunos e 39 programas de graduação nas áreas de artes, comunicação, saúde e negócios.

Moradia

O custo de vida em Hamilton é cerca de 25% menor do que em grandes cidades como Toronto e Vancouver, e isso se reflete principalmente no custo da moradia. Hamilton é uma cidade com baixa densidade populacional, por isso a oferta de imóveis é maior e os preços são bem mais atrativos. É possível encontrar apartamentos de um quarto para aluguel no centro da cidade por menos de CAD$ 1.000 ao mês.

Para recém-chegados, a cidade dispõe do Housing Help Centre, uma organização sem fins lucrativos que ajuda novos moradores na busca por um lugar para morar. Além disso, é possível utilizar sites de classificado como Viewit.ca, Gottarent.com, Kijiji para encontrar casas ou apartamento para aluguel. A prefeitura de Hamilton tem um guia bem detalhado com dicas sobre como encontrar moradia.

Cerca de um quarto da população de Hamilton é imigrante, por isso tenha certeza de que você será muito bem-vindo na cidade. Hamilton é uma das poucas “cidades santuário” do Canadá, que acolhem refugiados, asilados políticos e imigrantes em risco de deportação, dando todo o suporte necessário.

Transporte

É muito fácil locomover-se entre Hamilton e Toronto devido à proximidade entre as duas cidades. Há trens GO Transit a cada meia hora, e o trajeto dura cerca de 1h20min. Uma viagem entre Hamilton e a Union Station, em Toronto, custa CAD$ 13,60 (ou CAD$ 11,44 com o cartão PRESTO). Passageiros que viajam com frequência têm desconto no preço das passagens.

Hamilton infelizmente não tem nenhuma estação da VIA Rail. A estação mais próxima é a de Aldershot, na cidade de Burlington, a cerca de 11km do centro de Hamilton.

O transporte municipal é oferecido pela Hamilton Street Railway (HSR), que opera diversas linhas de ônibus na cidade. A passagem custa CAD 3,25 (ou CAD$ 2,50 com o cartão PRESTO). Há também passes mensais disponíveis por CAD$ 110, ou CAD$ 90,20 para estudantes. A lista de todas as rotas está disponível aqui. Também há um planejador de rotas para ajudar a encontrar a linha certa para chegar a um determinado destino.


O sistema de ônibus funciona bem no centro da cidade, mas não é tão eficiente nos bairros mais afastados, motivo pelo qual muitos dos moradores de Hamilton preferem usar o carro para se locomover.

Clima

Assim como a maior parte do Canadá, o inverno em Hamilton é longo e gelado – ainda que menos rigoroso do que nas cidades mais ao norte de Ontario. As temperaturas ficam abaixo de zero em cerca de 129 dias no ano, mas a temperatura dificilmente baixa dos -10 °C. Já o verão é quente e úmido, com temperatura média de 22°C em julho.

Lazer e turismo

Graças à localização junto à Escarpa do Niágara, a região de Hamilton é repleta de belezas naturais. Há mais de 100 quedas d’água nos arredores da cidade, que ganhou o apelido de “cidade das cachoeiras”.

Hamilton também guarda uma rica história, já que é uma das cidades mais antigas da província de Ontario. Há uma grande variedade de museus, castelos e galerias de arte que atraem turistas de todos os cantos.

Estes são alguns dos principais atrativos de Hamilton:

Bruce Trail

Esta longa trilha é a mais antiga do Canadá. O percurso de 890km é todo demarcado e passa por belíssimas cachoeiras. O site oficial oferece alguns percursos sugeridos e o mapa completo com todas as trilhas da região de Hamilton.

Royal Botanical Gardens

Este jardim botânico é um dos maiores do Canadá e do mundo, com mais de 1.100 hectares e 27km de trilhas. O local tem cerca de 100.000 flores, incluindo a maior coleção de lilases do mundo. A lista completa de jardins pode ser vista no site.

African Lion Safari

Parque com mais de 1.000 animais de 100 diferentes espécies, como girafas, guepardos, rinocerontes, zebras, leões e até cangurus. Para ver os animais, os visitantes podem usar o próprio carro (como um drive-thru), ou embarcar em um dos ônibus do parque. Há também um parque aquático para crianças durante os meses de verão.

Canadian Warplane Heritage Museum

Este é o maior museu de aviação do Canadá, com mais de 40 modelos novos e antigos, incluindo um Avro Lancaster de 1945, famoso bombardeiro utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. O museu é um ótimo local para aprender mais sobre a história militar do Canadá. Há também um simulador de voo para as crianças.

Hamilton Museum of Steam & Technology

Este museu conta a história industrial de Hamilton, com artefatos que incluem duas máquinas à vapor da época da Revolução Industrial. O museu fica na primeira usina hidráulica de Hamilton, que foi inaugurada em 1859 e forneceu água limpa para os moradores por 51 anos. Hoje, o local é patrimônio histórico do Canadá.

Dundurn Castle

Esta mansão, construída na década de 1830, foi a residência de Sir Allan MacNab, primeiro-ministro do Canadá entre 1854 e 1856, ainda quando o país era colônia britânica. A família morava no andar de cima, enquanto os serventes moravam na parte de baixo. Hoje, é possível conhecer a casa de cerca de 1.700m2 através de tours guiados. O local também oferece workshops de culinária que são bastante procurados.

HMCS Haida

Este navio de batalha foi usado pelo exército canadense entre os anos de 1943 a 1963, durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, antes de ser aposentado e transformado em patrimônio histórico. Hoje, o navio se encontra ancorado no porto de Hamilton e pode ser visitado pelo público. Veteranos de guerra trabalham como voluntários no local, guiando os visitantes e contando histórias sobre os combates.

Art Gallery of Hamilton

Esta é a maior e mais antiga galeria de arte do sul de Ontario, e a terceira maior do país, com mais de 10.000 peças. Há diferentes exibições a cada seis meses. O local também oferece visitas guiadas, workshops, palestras e outros eventos. Na primeira sexta-feira de cada mês, a entrada é gratuita.

McMaster Museum of Art

Outra galeria de arte, localizada dentro da McMaster University. A entrada é gratuita e a coleção possui mais de 6.000 obras de arte antiga, moderna e contemporânea. Há inclusive peças de artistas famosos, como Courbet, Monet e van Gogh.

Canadian Football Hall of Fame

Este museu é dedicado à história do futebol canadense (similar ao futebol americano), com mais de 30.000 itens relacionados ao esporte. Há um hall da fama com os principais jogadores da história. O futebol canadense e americano são muito similares, mas possuem pequenas diferenças no tamanho do campo, no número de jogadores e nas regras.

Bayfront Park

Antigamente um aterro, este local foi transformado num belíssimo parque após um projeto de revitalização de 9 milhões de dólares. Durante o verão, o local recebe diversos eventos, como shows e festivais.

Art Crawl e Supercrawl

Na segunda sexta-feira de cada mês, os moradores de Hamilton se reúnem para o Art Crawl, um festival de arte, música e gastronomia que acontece na região de James Street North. Há comida de rua, lojas abertas até tarde, performances de artistas, etc.


Em setembro, acontece uma versão ainda maior do festival, o Supercrawl – o evento mais famoso da cidade. São cinco dias de intensa programação cultural.

Cervejarias

Hamilton vem se tornando um polo de micro cervejarias. Uma das mais famosas é a Collective Arts Brewing, que vende suas cervejas em embalagens belíssimas, estilizadas por diversos artistas canadenses e estrangeiros. A cervejaria também recebe o Liquid Art Festival, um festival anual de arte, música e, é claro, cerveja artesanal. Outras cervejarias famosas incluem a Shawn & Ed Brewing, a Fairweather Brewing, a Grain & Grit Beer e a Clifford Brewing.