Conheça a província de Quebec, no Canadá


Quebec, Canadá

Olá, folks!


Quebec é uma província canadense com a segunda maior população do país, depois de Ontário, ela é conhecida por ser a única que definiu o Francês como língua oficial no lugar do inglês. A maior concentração populacional está na cidade de Quebec, Montreal e perto do rio São Lourenço, que são consideradas áreas urbanas muito importantes para a economia do país.


Essa província é um destino famoso entre brasileiros que desejam morar no Canadá e aprender o francês, além dos imigrantes que são atraídos pelos monumentos históricos e pela economia estável da região. Mas se você está pensando em fazer intercâmbio em Quebec, vai precisar saber sobre a empregabilidade, educação, custo de vida e outros detalhes.


Empregos


Já faz anos que Quebec financia programas de educação e aprendizagem como o “Quebec Skilled Worker Program”, “Quebec Investor Program”, “Quebec Entrepreneur Program”, entre vários outros para ajudar os estrangeiros a se qualificarem para as vagas de emprego da província.


Além disso, o governo provincial liberou a lista de empregos com a mais alta demanda na região, e os trabalhadores que tiverem a intenção de trabalhar nas áreas citadas terão a assistência do governo para preencher as vagas. (Lembre-se que a língua oficial em Quebec é o Francês, portanto a fluência nessa língua provavelmente será cobrada).


Entre os empregos de maior demanda estão:


Human Resources Manager


Uma pessoa responsável pela gestão de recursos humanos de uma empresa deve estar envolvida no processo de contratação de novos funcionários, treinamento de equipe, organização de tarefas e planos. Esse profissional deverá guiar os funcionários de uma empresa na direção dos objetivos e valores da instituição.


Normalmente as vagas requerem uma pessoa formada em business, finanças ou recursos humanos. Ela também deve passar por um período de treinamento com a empresa e talvez passar por um curso de gestão de conflitos ou psicologia industrial.


O salário estimado para essa profissão é de: $66,405 anualmente / $2,780.00 por mês


Banking and investment managers


Um gerente de banco e de investimento deve trabalhar com clientes individuais ou empresas, estudando o mercado e a bolsa para determinar qual investimento é mais interessante para o cliente. Essa ocupação está com alta demanda em todo o Canadá e foi incluída na lista de Quebec.


Para trabalhar nessa área, é necessário ter um diploma em finanças ou business, além de possuir alguma experiência. As empresas também podem exigir um treinamento específico e período de supervisão.


O salário estimado para essa profissão é de: $41,252 anualmente / $3,400 por mês


Sales representatives - Wholesale trade


O papel de um representante de vendas é fazer ofertas e propostas para clientes existentes, identificar possíveis clientes, responder dúvidas sobre serviços e garantir a satisfação do consumidor.


Essa posição é especificada como não-técnica, portanto a única qualificação necessária é um diploma de ensino médio, perfeita para estudantes jovens que estão indo para uma universidade em Quebec.


O salário estimado para essa profissão é de: $57,753 anualmente / $4,800.00 por mês


Educação


Muitas pessoas escolhem se mudar para Quebec para aprender o francês, pois o custo de vida é muito mais barato que em outros países com a mesma língua oficial, e essa é uma ótima idéia. A província de Quebec oferece cursos de francês intensivo para estrangeiros que pode durar até um ano.


Cerca de 30 mil estrangeiros começam a estudar em Quebec todo o ano, já que a qualidade de ensino da região é ótima e o custo está abaixo de muitas outras áreas, é possível achar uma universidade que custa menos de 20 mil dólares ao ano, enquanto na maioria das províncias esse preço é de 25 mil.


Você ainda tem a opção de fazer parte dos CEGEPS que são como cursos técnicos ou “pré-universidade” para os estudantes nativos, esses cursos te preparam para o mercado trabalho na sua área de escolha.


Custo de vida


O custo de vida na região pode ser mais barato que outras regiões como Toronto ou Vancouver. O aluguel de uma quitinete em Montreal está em torno de $580 dólares, e um apartamento de um quarto está em torno de $680 dólares mensais.


O custo alimentício de uma pessoa em Montreal está em torno de $200 dólares mensais, o que pode variar bastante dependendo da região. O passe de ônibus mensal para crianças, idosos e estudantes é de $51 dólares, e para outras pessoas é $85.


Quando comparado à outras províncias, o custo de vida em Quebec é bem mais em conta mesmo nas regiões mais populares e urbanas como Montreal ou a cidade de Quebec, mas ainda assim é necessário fazer uma pesquisa de preço.


Clima


O clima da região de Quebec pode decepcionar alguns brasileiros que queriam pegar um sol no exterior, já que essa província é conhecida pelo inverno rigoroso e o tempo fechado. Durante os meses de verão (maio até setembro) a temperatura máxima é de 26°C, o que muitos brasileiros consideram um clima “morno”.


Já no inverno (dezembro até março), a temperatura mínima é -15°C e a máxima é de -7°C. Essa temperatura ainda vem com períodos constantes de neve quando o comércio costuma fechar cedo e as pessoas evitam as estradas.


Porém é possível aprender a gostar desse clima quando você pensa em quantos esportes podem ser praticados na neve, como o esqui, snowboard e patinação no gelo. Existem vários resorts que abrem no inverno para acomodar o lazer durante os períodos de neve forte.


Turismo e lazer


Os pontos turísticos da província são muito diferentes do resto do Canadá, lá é possível ver monumentos e casas de pedra do século XVII, museus históricos e uma paisagem natural imperdível.


As principais atrações de Quebec são:


Cataratas Montmorency

Terrasse Dufferin

Place Royale


A maioria dos pontos turísticos remetem à França em séculos passados e é uma ótima oportunidade de conhecer a história do povo local.


E aí? Gostou do blog?


Compartilhe com aquele seu amigo que tem interesse em imigrar para o Canadá.


Siga-nos em nossas redes sociais @Excel 4 Canada para ter acesso a conteúdos relevantes sobre o Canadá.

Até a próxima!