• Ronaldo Terra

10 erros cometidos por alunos de college no Canadá para evitar em 2020

Com muitos alunos chegando para começar o college aqui no Canadá, resolvi escrever sobre alguns erros que os alunos cometem ao estudar em colleges aqui no Canadá.

  1. Achar que as aulas são expositivas.

  2. As aulas de colleges aqui se assemelham demais a uma pós graduação do Brasil. Você vai ler muita coisa, se preparar para a aula e ir lá para aplicar o conhecimento ou tirar dúvidas. Não quer dizer que não haja exposição, mas será bem menor do que o que estamos acostumados numa faculdade do Brasil.

  3. Deixar assignments para última hora.

  4. Os trabalhos a serem feitos são postados no portal do aluno, em geral. Esses trabalhos têm uma data limite de entrega. Às vezes, o trabalho é super simples e o aluno deixa pra última hora. Mas aí, acumula-se com outros trabalhos e o “chaos” está formado. Cuidado com prazos.

  5. Desprezar trabalhos com notas pequenas.

  6. Achar que trabalhos pequenos não fazem falta é um erro letal às vezes. Já vi alunos reprovarem de ano por meio ponto e tiveram de estender visto, mudar de college e passar um baita susto, além de gastar novamente.

  7. Não se envolver nas atividades extras do college.

  8. Lembre-se: você não está no college apenas para aprender a matéria. A “experiência” do college é única e pode ser muito interessante. Além disso, é uma excelente maneira de fazer amigos, obter referências mais tarde e mostrar aos professores que você está comprometido com o college.

  9. Não utilizar todos os serviços disponíveis pelo college.

  10. Suas aulas são sempre muito espaçadas. Terá muito tempo livre no college, aproveite para utilizar outros serviços. Há serviços diversos, como preparação de currículo, academia, grêmios, biblioteca, etc.

  11. Achar que o inglês está ótimo.

  12. Reality check, baby: seu inglês não está bom. :) Você tem, por ser latino, pré-disposição a errar a entonação de algumas palavras. Só pra ter uma noção, beat, bit, beet são algumas palavras que podem confundir seu ouvinte aqui. Parece simples, mas vai dar falta disso numa apresentação de emprego para seus diretores ou futuros clientes. O seu seguro do college até cobre speech therapy muito provavelmente. Vai lá e faça algumas sessões. Toastmasters é uma outra excelente opção também.

  13. Esquecer de cuidar da saúde mental.

  14. Trabalhos (muitos), semana de prova, lidar com outro idioma e outra cultura, filhos (em alguns casos), trabalho, etc. Essas tarefas deixam a gente bem cansado e nossa performance pode ser comprometida. Utilize seu tempo livre para passear, relaxar ou até mesmo para utilizar o serviço de counselling que o college oferece. Não esqueça de se cuidar, jamais! Aliás, um vídeo que vejo com frequência é o “Remember to breathe” da província de Alberta (Assista com o som no máximo, please: https://youtu.be/ThFCg0tBDck).

  15. Focar demais em cursos com co-op.

  16. Experiência de trabalho não é problema para brasileiros em geral. Muitas vezes vejo alunos escolhendo cursos que não querem, só porque oferecem co-op (estágio). É mais válido arrumar emprego part-time durante o college e usar essa experiência para conseguir outros empregos depois.

Deixe seu e-mail abaixo para receber os dois últimos erros MUITO comuns cometidos por alunos brasileiros nos colleges do Canadá.

#CollegesnoCanadá #dicas