
University of Guelph
Ao contrário dos colleges, que preparam os alunos para o mercado de trabalho, as universidades no Canadá são voltadas para o ensino teórico, com enfoque na pesquisa acadêmica. Os cursos são geralmente mais longos, com duração de 3 a 4 anos, e são mais abrangentes, podendo ser seguidos por um mestrado ou doutorado.
Se isso é o que você procura, você precisa conhecer a University of Guelph, uma das mais importantes do Canadá. Localizada a cerca de 1h de Toronto, a U of G tem cerca de 30 mil alunos e está entre as 600 melhores universidades do mundo, de acordo com os rankings da Times Higher Education e da Quacquarelli Symonds. Além disso, a universidade…
- tem o 4º melhor programa de Medicina Veterinária do mundo, de acordo com o World University Rankings;
- tem o melhor MBA em Sustentabilidade do país (e o 9º melhor do mundo), de acordo com o Better World MBA Rankings;
- está entre as 100 melhores do mundo na área de biologia, segundo o Academic Ranking of World Universities (ARWU), sendo a primeira a ter confirmado a presença de água em Marte;
- foi considerada a 5ª melhor do país na área de Ciências Sociais e Humanas pelo Higher Education Strategy Associates;
- recebe mais de CAD$ 146 milhões em financiamento para pesquisa, mais do que qualquer outra universidade canadense sem faculdade de medicina;
- ficou em 61º lugar na lista da Forbes de melhores lugares para trabalhar no Canadá, em 2019.
O belíssimo campus conta com um jardim botânico de 165 hectares, uma biblioteca com mais de 7,5 milhões de itens, e o maior sistema de residências estudantis da província de Ontario, com mais de 5.000 jovens moradores. A universidade tem cerca de 1.400 estudantes estrangeiros de quase 130 países, e você pode ser um deles.
Programas de estudo
Antes de conhecer a oferta de programas de estudo da University of Guelph, é importante estar familiarizado com a nomenclatura utilizada nas universidades canadenses.
Diferente do Brasil, onde os estudantes escolhem um “curso”, como administração, direito ou engenharia, no Canadá é possível ter um major e um minor. O major é a área principal de estudos, na qual o aluno pretende seguir carreira. Já o minor é uma área secundária, na qual o aluno pode cursar algumas disciplinas, podendo ser relacionado ou não com a área de major. Por exemplo: é possível ter um major em finanças e um minor em sociologia.
Geralmente, a grade de disciplinas (courses) é montada pelos próprios estudantes, e é preciso atingir um número mínimo de créditos para formar-se.
Além disso, os programas de graduação ou bacharelado no Canadá são chamados de undergraduate, enquanto programas de pós-graduação, como MBA, mestrado e doutorado são chamados de graduate, o que pode confundir alguns estrangeiros.
Dito isso, a nível de undergraduate, a University of Guelph oferece cerca de 80 majors e 56 minors. O ideal é começar a partir das áreas de estudo e ver as opções de majors e disciplinas que cada uma oferece:
- Bachelor of Applied Science – estudos nas áreas de nutrição, psicologia infantil e desenvolvimento social.
- Bachelor of Arts – estudos nas áreas de antropologia, geografia, história, filosofia, psicologia, música, artes, etc.
- Bachelor of Arts and Sciences – estudos que combinam ciências humanas com exatas, por exemplo: química + história da arte, computação + psicologia, física + teatro, etc.
- Bachelor of Bio-Resource Management – estudos nas áreas de ecologia, sustentabilidade, agricultura, etc.
- Bachelor of Commerce – estudos nas áreas de gestão, contabilidade, marketing, negócios, etc.
- Bachelor of Computing – estudos nas áreas de computação e engenharia de software.
- Bachelor of Engineering – estudos nas áreas de engenharia mecânica, biológica, biomédica, ambiental, etc.
- Bachelor of Landscape Architecture – estudos na área de arquitetura, com ênfase no desenvolvimento de projetos externos e sustentáveis.
- Bachelor of Science – estudos nas áreas de biologia, física, química, matemática, neurociência, genética, etc.
- Bachelor of Science in Agriculture – estudos na área de agricultura, com ênfase no desenvolvimento sustentável e nas tecnologias para produção de alimentos.
- Bachelor of Science in Environmental Sciences – estudos sobre o meio-ambiente, com ênfase nas mudanças climáticas e no desenvolvimento sustentável.
- Doctor of Veterinary Medicine – programa de formação em medicina veterinária, considerado um dos melhores do mundo. Os alunos podem se inscrever no programa a partir do terceiro ano de estudo, após cursar as disciplinas de pré-requisito.
Após escolher seu major, é possível combina-lo com um minor ou uma área de especialização para deixar o programa de estudos mais alinhado com seus interesses e objetivos. E isso não precisa ser feito logo no primeiro ano. Use os primeiros semestres para conhecer a área de estudos e explorar as possibilidades. As combinações são muitas! A lista completa de minors pode ser visualizada aqui.
Por exemplo: um major em computação com minor em psicologia permite estudar a interação das pessoas com a tecnologia e criar soluções mais amigáveis para os usuários. Ou então: um major em química com um minor em história da arte permite trabalhar na área de restauração de pinturas e esculturas.
A University of Guelph também oferece uma vasta gama de programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. A lista completa está disponível aqui.
Custos e bolsas de estudo
O valor das tuition fees na University of Guelph varia entre CAD$ 13.365 e CAD$ 18.453 (entre 50 e 70 mil reais) por ano para programas de graduação ou bacharelado. O programa de medicina veterinária é consideravelmente mais caro, custando CAD$ 36.860 ao ano (cerca de 135 mil reais). Além disso, a universidade cobra algumas taxas obrigatórias, que podem ser consultadas em detalhes nesta página.
Uma das vantagens da U of G é que o pagamento é semestral, e não anual, como em outras instituições, onde você deve pagar o valor do ano inteiro de uma vez só.
Outro ponto positivo é que alunos estrangeiros da U of G podem se candidatar a bolsas de estudo logo no primeiro primeiro semestre. O valor da bolsa varia de CAD$ 5.500 a CAD$ 8.500 e pode ser renovada por mais 3 anos, chegando ao total de CAD$ 20.500 (cerca de 75 mil reais).
Requisitos e matrícula
A University of Guelph exige de todos os alunos brasileiros o Certificado de Conclusão de Ensino Médio (com média superior a 7.5) e participação no ENEM para fazer a matrícula. Como alternativa ao ENEM, é possível utilizar o Vestibular de alguma universidade reconhecida no Brasil.
Além disso, também é preciso fazer um teste de proficiência de inglês para comprovar seus conhecimentos da língua. Os dois testes mais conhecidos são o TOEFL e o IELTS. Ambos são aplicados nas principais cidades do Brasil e têm validade de dois anos. A pontuação mínima exigida é de 89 no TOEFL (mínimo de 21 em cada habilidade) e 6.5 no IELTS (mínimo de 6.0 em cada habilidade).
Caso você não atinja a nota mínima necessária, alguns cursos oferecem a opção do Guaranteed Admission Pathway (GAP), que permite aos alunos estudarem inglês e adiantarem algumas disciplinas do curso de forma online, para economizar tempo.
A matrícula na universidade é feita pela plataforma online e tem um custo de CAD$ 90.
Após o registro, você receberá as informações de login do WebAdvisor, a plataforma online da universidade, onde é possível acompanhar o status da candidatura e enviar os documentos necessários.
Caso você já tenha cursado algum semestre em uma faculdade ou universidade no Brasil, é possível transferir seus créditos do Brasil para o Canadá.
Visto e permissão de estudos
Todos os brasileiros necessitam de um eTA ou visitor visa para entrar no Canadá, independentemente do que farão no país.
O eTA é uma autorização eletrônica de viagem que pode ser utilizada por quem tem um visto americano válido, basta solicitá-lo através deste site e pagar a taxa de CAD$ 7.
Caso você não possua o visto americano, será preciso solicitar o visitor visa. O processo é quase todo feito pela internet, exceto a coleta de biometria, que deve ser feita num dos centros autorizados no Brasil — São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife.
O custo total para obter o visitor visa é de CAD$ 185 (CAD$ 100 para o visto + CAD$ para a coleta da biometria).
Tendo o eTA ou visitor visa em mãos, é possível solicitar a permissão para estudos (study permit), necessária para todos os cursos com duração maior que 6 meses. Para solicitá-lo, é preciso ter a carta de aceitação da University of Guelph. Também será preciso comprovar que você tem dinheiro suficiente para pagar seus estudos e se manter no país. A solicitação do study permit é feita através deste site e custa CAD$ 150.
A permissão de estudos dá direito a trabalhar até 40h por semana dentro do campus, ou 20h por semana fora do campus. Um dos diferenciais da U of G é o Work Study Program, que oferece oportunidades de emprego dentro da própria universidade, com horários reduzidos e flexíveis, para que o trabalho não interfira nos estudos.
Vida em Guelph
Com cerca de 150.000 habitantes, Guelph é uma cidade tranquila e segura, com índices de criminalidade e desemprego entre os mais baixos do país. Mesmo com clima de cidade pequena, Guelph oferece muitas opções de lazer e entretenimento, além de ficar a somente 100km de distância de Toronto.
Guelph foi a única representante canadense na lista das “10 Pequenas Cidades do Futuro” na América do Norte, graças ao excelente desempenho em critérios como qualidade de vida, desenvolvimento econômico e conectividade. A cidade também foi considerada a 3ª melhor do país para criar uma família pelo Readers Digest em 2016, atrás de Ottawa e Sherbrooke.
Viver em Guelph também é muito mais barato do que nas grandes cidades. Segundo o site Expatistan, o custo de vida em Guelph é 26% inferior ao de Toronto, e 22% inferior ao de Vancouver. A U of G oferece quartos em residências estudantis por cerca de CAD$ CAD$ 3.500 por semestre (cerca de 13 mil reais), mas também é possível encontrar acomodações mais baratas fora do campus. Mais detalhes sobre as residências estudantis podem ser vistos neste site.
Entre os principais atrativos de Guelph estão: os edifícios de arquitetura Vitoriana no centro da cidade, a magnífica Basílica de Nossa Senhora Imaculada e os belíssimos parques naturais nas redondezas. A cidade também recebe uma série de eventos e festivais, como o Guelph Contemporary Dance Festival, o Guelph Jazz Festival, o Eden Mills Writers Festival, o Hillside Festival, e o Guelph Film Festival.