Planejar um College no Canadá parece uma tarefa complicada e financeiramente desfavorável para alunos internacionais, mas as regras para este tipo de intercâmbio no Canadá vêm recebendo atenção especial nos últimos anos pelas províncias canadenses a fim de facilitar ainda mais a adaptação dos intercambistas quanto à nova cultura e desafios com o idioma, mas principalmente, de apresentar um novo planejamento financeiro.
A maioria dos colleges no Canadá têm como principal pré-requisito para alunos internacionais a comprovação do idioma através dos testes universais de inglês/francês como IELTS e TOEFL, ou testes de admissão/nivelamento (mandatório para alguns colleges) e o Programa conhecido como University Pathway. A nota exigida pelos colleges nos testes de proficiência em inglês/francês depende do curso escolhido pelo aluno, assim como outros pré-requisitos como por exemplo audições (áreas de música e teatro) e portifólio (áreas de games e designer).
As opções de programas de colleges no Canadá são inúmeras, mas em geral os cursos tem duração de 2-3 anos, com ou sem estágio obrigatório e que permitem o aluno internacional trabalhar por 20 horas semanais durante as aulas e integral no período do verão (férias). Após a conclusão do curso, o aluno tem a chance de usufruir do Pos Graduated Work Permit (PGWP), um benefício que o governo canadense oferece para colleges credenciados no qual o estudante ganha a permissão para ficar no país por mais 2-3 anos (de acordo com cada curso) apenas trabalhando na sua área de formação.
Leia Também: