
Do “Good morning” ao “Bonne nuit”, só é possível se locomover pela cidade, se alimentar, conhecer pessoas, fazer compras e estudar passando pela inevitável situação de “se virar”. E com o passar dos dias tendo contato com o idioma 24 horas, você percebe com prazer que, em pouco tempo, você já adquiriu hábitos e até aquele bem-vindo sotaque, sem falar nas gírias e vícios de linguagem. Você está imerso na cultura local, abrace o inconsciente coletivo!
Busque o mergulho mais profundo: nada de música brasileira ou da saída fácil que é se unir a colegas do mesmo país. Esqueça aquela necessidade de comer arroz com feijão todos os dias. Prove novos sabores, caminhe por novas ruas e siga as normas de trânsito locais. Respire literalmente novos ares!
Imergir é recomeçar. Encare seu estudo em uma terra estrangeira como um reinício. Talvez seu nível de conhecimento do idioma lhe tenha feito perceber que é preciso algum tempo para adquirir a sutileza do bom humor, da ironia, do jogo de palavras que leva a conversa a um patamar além do frio e direto papo de livro. Não é técnica, é experiência. Vivência apreendida no banco do ônibus e não apenas na sala de aula; estudo que se faz por prazer e cuja recompensa não tem preço. Pois como alguns dizem, “viajar é a única coisa na vida que você paga e sai dela mais rico”.
Confira também nossas dicas valiosas sobre acomodação durante seu Intercâmbio e vá bem preparado.
Contribuiu para este post: Vicki Araujo, professora de inglês e jornalista.
See you around!Equipe Excel Intercâmbio