
Como estratégia para a economia canadense prosseguir competitiva, o país aumenta o número de imigrantes enquanto enfrenta a dura realidade de uma força de trabalho já envelhecida e uma taxa de natalidade descrescente, como a Excel já apontou em publicações anteriores.
“Todos acreditamos que precisamos de mais trabalhadores, precisamos de trabalhadores mais qualificados, precisamos de mais pessoas para impulsionar nossa economia, abordar a nossa verdadeira falta de competências, enfrentar a nossa verdadeira escassez de mercado de trabalho e também abordar a natureza regional de alguns desses requisitos “, afirmou o Ministro da Imigração, Ahmed Hussen em entrevista oficial na CBC News.
De acordo com o site National Post, há décadas o governo havia confinado as metas anuais e as realizava anualmente, porém essa nova abordagem foi necessária com base nas queixas da população de que o sistema não funcionava corretamente, pois está atualmente estruturado.
“Províncias, municípios, prestadores de serviços, empregadores, todos no Canadá tem dito que precisamos de vários anos – não podemos continuar fazendo imigração por ano”, disse ele. “Precisamos de planejamento de longo prazo, precisamos de previsibilidade, precisamos de estabilidade e precisamos planejar com antecedência”.
Entretanto, o objetivo de 2020 ainda está muito aquém do nível de 450 mil que foi recomendado pelo Conselho Consultivo Econômico do governo federal divulgado pela Excel na última semana.
Leia Também: