A fórmula para atrair com sucesso imigrantes para comunidades menores.

Canada - Provincial Nominee Program
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Promover a imigração para províncias, cidades e vilarejos menores do Canadá – um processo conhecido como “regionalização” – tem sido a moda desde os anos 90.

A ferramenta mais notável para promover a regionalização foi o  Provincial Nominee Program  (PNP), lançado em Manitoba em 1999 e desde então adotado por todas as províncias e territórios, exceto Quebec e Nunavut.

Como resultado desse esforço de regionalização, os três principais destinos para os imigrantes do Canadá historicamente (Ontário, Quebec e Britsh Columbia) viram diminuir de cerca de 85% o número de recém-chegados ao Canadá para 70%.

Apesar desse sucesso, enfrentar o desafio da regionalização continua sendo um trabalho em andamento e hoje as comunidades do Canadá estão enfrentando outra questão importante – como afastar os imigrantes da maior cidade de sua província.

O Canadá não precisa “reinventar a roda” para progredir nessa frente. Lembre-se de que, embora o Canadá tenha se esforçado muito para povoar seu país após a sua fundação em 1867, ele lutou para atrair e reter recém-chegados até décadas depois.

Da mesma forma, províncias como Saskatchewan e Manitoba tiveram uma quantidade muito baixa de imigrantes, até que usaram astutamente o PNP para mudar sua sorte de imigração. Hoje, eles desfrutam de algumas das maiores entradas per capita de recém-chegados do Canadá. Tudo isso para dizer que provícias menores podem desenvolver a capacidade de obter mais sucesso na atração de recém-chegados.

O modelo canadense mostra que há quatro componentes para atrair os recém-chegados, e esta é a fórmula que Saskatchewan, Manitoba e outras jurisdições menores bem-sucedidas usaram:

-Empregos

-Comunidade

-Suporte

-Infraestrutura

Os territórios menores precisam ter oportunidades econômicas e combinar possíveis recém-chegados com os empregos apropriados. Embora essas comunidades possam atrair mais imigrantes, sua retenção será muito mais desafiadora se os imigrantes estiverem trabalhando em empregos que não correspondem às suas habilidades.

Também é crucial combinar os cônjuges dos imigrantes com as oportunidades de emprego apropriadas; caso contrário, a família é mais propensa a sair, mesmo que um dos conjuges seja bem empregado.

As regiões menores também precisam garantir que ofereçam aos imigrantes um senso de comunidade. Isso significa que os locais abraçam os recém-chegados de todos os cantos do globo. Também ajuda a estabelecer grupos étnicos (por exemplo, com base na religião ou nacionalidade), que podem servir como grandes atrativos para os recém-chegados. Após as oportunidades de emprego, as redes familiares e étnicas estabelecidas costumam ser a maior razão pela qual um imigrante escolhe um destino específico no Canadá.

Os recém-chegados tendem a precisar de uma ampla gama de apoios, como treinamento em idiomas, encontrar um médico, matricular seus filhos na escola e abrir uma conta bancária. O Canadá tem a sorte de ter mais de 500 organizações de atendimento a imigrantes que oferecem esses apoios, e a presença de tais organizações em comunidades menores lhes proporciona uma vantagem significativa em atrair e manter imigrantes.

Finalmente, jurisdições menores devem estar fisicamente equipadas para receber os recém-chegados. Isso implica ter infraestrutura necessária, como transporte público, moradia acessível, instalações recreativas e bibliotecas com conteúdo multilíngue. A presença de transporte público é especialmente importante, já que os imigrantes podem não ser capazes de comprar um carro imediatamente e precisam ser capazes de começar a trabalhar e se deslocar para o que mais necessitarem.

A experiência canadense que remonta à Confederação nos mostra que a regionalização para províncias, cidades e vilarejos menores é de fato possível. Aproveitar nossa fórmula para o sucesso – empregos, comunidades, apoios, infraestrutura – permitirá que essas comunidades colham muitas recompensas da imigração.

E você? Pensando em viver em uma linda cidadezinha Canadense cheia de tranquilidade, beleza, segurança e oportunidades?

O time da Excel 4 Canada terá o maior prazer em te ajudar a realizar esse sonho, entre em contato!

Mantenha-se informado

Receba promoções, informações e dicas. 

Respeitamos sua paciência, o conteúdo é sempre criado pensando em lhe ajudar!

Waterloo, Canadá

22 King Street South, Suite 300 
Waterloo, ON, Canada

London, Canadá

111 Waterloo Street, Suite 509
London, ON, Canada

São Paulo, BRasil

22 King Street South, Suite 300 
Waterloo, ON, Canada

agende online

Agende sua consultoria de planejamento gratuitamente online. 

WAY TO THE NATIONS

Ajudar faz parte de nosso DNA. Parta da renda da Excel é doada para essa instituição na Nigéria. Saiba mais.

criado por 33webb.com

Obrigado pelo seu interesse em nosso conteúdo.

Para assistir à nossa última palestra, por favor cadastre-se com seu nome e e-mail.

Conteúdo gratuito.

newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter. Respeitamos sua privacidade e paciência. Iremos enviar apenas conteúdo relevante.

Dia 16.10.19 às 21h (horário de Brasília)

Perdeu a última palestra?

Assista a versão gravada agora.